Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

50 toneladas de resíduos plásticos foram reaproveitadas

A empresa Vertech Limited, do País de Gales, inovou a indústria da construção e inaugurou uma ponte 100% sustentável. O modelo instalado recentemente sobre o rio Tweed tem 27 metros de comprimento e foi feito a partir da reciclagem de 50 toneladas de resíduos plásticos.

Esta é a primeira ponte da Europa feita inteiramente de material reciclado, e pode servir como modelo para outros projetos de engenharia e construção civil. Além disso, a novidade deve auxiliar o continente a reduzir a quantidade de resíduos descartados em aterros ou exportados para outros países.

Outro fator que chama a atenção é a agilidade na construção da estrutura sobre o rio. Com as placas já pré-fabricadas, a ponte de material reciclado levou apenas quatro dias para ser montada e finalizada.

Para que o projeto saísse do papel, a Vertech contou com o apoio de outras empresas, universidades de engenharia e também com a ajuda do governo galês. Modelo instalado sobre o rio Tweed, costa leste do país, tem 27 metros de comprimento e foi feito a partir da reciclagem de 50 toneladas de resíduos plásticos. Segundo os criadores, a ponte traz muitos benefícios. Pois, além de cooperar para a redução do descarte de lixo, a estrutura não enferruja, nem necessita de pintura ou manutenção regular, o que a torna 100% reciclável e ecologicamente correta.

Em nota em seu site oficial, a empresa fabricante declara que o processo pode ser utilizado em outras construções e que a técnica aplicada na produção das placas pode ser usada para substituir a madeira compensada, fibras usadas na construção de móveis (MDF) e os laminados. Fica a pergunta: quando todas as pontes serão assim?


Texto: agência de notícias



Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais