Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Problemas ocorrem devido à demanda por borracha para veículos

A demanda mundial por borracha, principalmente usada em pneus, está destruindo florestas no sudeste da Ásia, de acordo com estudo recente da University of East Anglia. Elas estão sendo desmatadas para plantações de seringueiras, afetando espécies de pássaros, morcegos, insetos e primatas.

Para atender à demanda, seriam necessários mais 8,5 milhões de hectares de plantações, mas esse tipo de expansão desordenada seria catastrófica para a biodiversidade. Há a projeção de que cerca de 75% da quantidade das espécies citadas diminua nas regiões com o desmatamento das florestas.

A indústria de pneus consome 70% de toda a borracha produzida e a demanda crescente por pneus de veículos, como carros e aviões, é o motivo do aumento das plantações de seringueira (para saber mais sobre os impactos da agricultura no meio ambiente, clique aqui).

Alternativas estão sendo pensadas, como a agroforestry (em inglês), que seria uma plantação específica de seringueira em meio à floresta; uma combinação entre as duas.

Contraponto

Em geral, pensa-se que o uso de borracha extraída organicamente é mais sustentável do que a produção do material oriundo totalmente do petróleo. No entanto, dependendo do modo como se faz a extração, de nada pode adiantar a origem orgânica.



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais