Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Costa Rica, país da América Central, bate recorde mundial por ser a primeira nação a atender sua demanda utilizando energias 100% renováveis

De acordo com o Instituto Costarricense de Energia (ICE), toda a população do país em questão ficou 75 dias seguidos utilizando energia renovável neste primeiro trimestre de 2015. Foi “desnecessário o uso de hidrocarbonetos para alimentar a rede do país”, segundo o ICE.

Isso se deu graças às fortes chuvas que ocorreram no começo do ano, fornecendo melhor abastecimento para a energia hidráulica. Além disso, há também o uso de energia geotérmica (impulsionada pelos vulcões locais), solar, eólica e via biomassa – todas elas contribuem para a matriz energética limpa do país da América do Norte, que tem 4,8 milhões de habitantes e uma área de 51,1 mil km².

A Costa Rica é um pequeno país da América Central e conta com uma população que não chega a 5 milhões de habitantes. Os governos locais têm investido para melhor desenvolver o setor energético, mesmo que a base da sua economia seja voltada para o turismo e para a agricultura. Tudo isso tem produzido um favorecimento nas contas de energia dos habitantes, que tiveram redução de cerca de 10% nos últimos anos – e a tendência de queda deve se manter.

Evidentemente, há problemas e nem toda a energia utilizada vem de fontes renováveis. O maior exemplo se dá nos combustíveis fósseis usados nos transportes. Mesmo assim, já é possível afirmar que a Costa Rica é um pequeno exemplo para o mundo. Conforme a organização ambientalista WWF, o país está em primeiro lugar no ranking no uso de Energias Limpas e Renováveis da América Latina.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais