Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Pesquisadores chineses desenvolveram hidrogel que libera nanovacinas de RNA eficazes no combate a tumores

As vacinas de RNA mensageiro (mRNA) para combater a Covid-19 têm estampado manchetes de jornal no todo o mundo nos últimos tempos. No entanto, poucas pessoas sabem que os cientistas também vêm trabalhando no desenvolvimento de vacinas de mRNA para tratar ou prevenir outras doenças, incluindo algumas formas de câncer.

No dia 17 de fevereiro, pesquisadores chineses publicaram um artigo no periódico científico Nano Letters, da American Chemical Society, relatando o desenvolvimento de um hidrogel que, quando injetado em camundongos com melanoma, lentamente libera nanovacinas de RNA capazes de encolher os tumores e impedir a metástase.

Como funcionam as vacinas de mRNA contra o câncer?

As vacinas de imunoterapia contra o câncer funcionam de forma semelhante às vacinas de mRNA para Covid-19. A única diferença é que elas ativam o sistema imunológico para atacar tumores em vez de um vírus. Essas vacinas contêm mRNA que codifica proteínas feitas especificamente por células tumorais. Quando o mRNA entra nas células apresentadoras de antígeno, elas começam a produzir a proteína tumoral e a exibi-la em suas superfícies, fazendo com que outras células do sistema imunológico busquem e destruam os tumores que também produzem essa proteína.

No entanto, o mRNA é uma molécula instável que é rapidamente degradada por enzimas no corpo. Para a imunoterapia contra o câncer, os pesquisadores tentaram usar nanopartículas para proteger e entregar o mRNA, mas elas normalmente são eliminadas do corpo de 1 a 2 dias após a injeção.

Por isso, a equipe de pesquisadores pretendia desenvolver um hidrogel que, quando injetado sob a pele, liberasse lentamente nanopartículas de mRNA, junto com um adjuvante – uma molécula que ajuda a ativar o sistema imunológico.

Para desenvolver seu sistema, os pesquisadores usaram ovalbumina (uma proteína encontrada na clara de ovo de galinha) como um antígeno modelo. A equipe misturou mRNA de ovalbumina e um adjuvante com outros compostos para formar um hidrogel.

Quando injetado sob a pele de camundongos com tumores de melanoma projetados para expressar ovalbumina, o hidrogel lentamente liberou mRNA e nanopartículas adjuvantes ao longo de um período de 30 dias.

A vacina de mRNA ativou as células T e estimulou a produção de anticorpos, fazendo com que os tumores diminuíssem nos camundongos tratados. Além disso, em contraste com os camundongos não tratados, os camundongos vacinados não apresentaram nenhuma metástase para o pulmão.

De acordo com os pesquisadores, esses resultados demonstram que o hidrogel tem grande potencial para alcançar uma imunoterapia eficaz e duradoura contra o câncer com apenas um único tratamento. Ponto para a ciência!


Fontes: American Chemical Society e Phys.org



Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais