Luminária solar feita com garrafa PET é solução nas Filipinas

eCycle

Fundação usa tecnologia desenvolvida pelo MIT, de Massachusetts (EUA), para prover luz de 55 volts gratuitamente

Luminária solar feita com garrafa PET

Em 2009, três milhões de moradores da periferia de Manilla, nas Filipinas, não tinha acesso à eletricidade, de acordo com entidades ligadas ao setor energético do país.

Mas a MyShelter Foudation quer amenizar esse problema. Segundo a própria fundação, há a expectativa de tirar da escuridão cerca de um milhão de pessoas até o final de 2012. Como? O último projeto da instituição, chamado “A Liter of Light” (“Um Litro de Luz – tradução livre) recolhe garrafas de água que seriam jogadas no lixo e as converte em uma espécie de lâmpada alimentada pela luz solar, que serve para iluminar casas durante o período diurno (muitas casas nas Filipinas têm pouca abertura externa, portanto, pouca luminosidade).

Desenvolvido por estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a tecnologia é simples e fácil de ser feita. Basta encaixar uma garrafa plástica velha em uma folha de metal e encher o frasco com água e algumas gotas de cloro. Após a perfuração de um buraco no teto, é só colocar a folha de metal com a garrafa dentro do buraco (é necessário selá-lo para evitar vazamentos causados pela chuva). O alvejante (cloro) na garrafa impede o acúmulo de bactérias, enquanto a água refrata os raios solares, proporcionando 55 watts de luz.

Incrível, não? Acompanhe o vídeo (em inglês) ou o passo-a-passo, caso ainda tenha dúvidas, e mãos à obra!


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail