Equipamento que detecta movimentos dos olhos pode salvar vidas no trânsito

eCycle

Psicólogos fazem estudos com novo equipamento e obtêm bons resultados

Já imaginou se os próprios carros identificassem sinais de cansaço nos usuários? Pois um equipamento desse tipo está sendo testado por psicólogos da Universidade da Carolina do Sul. O dispositivo é uma câmera simples integrada a um programa de computador - quando ele detecta que um motorista começa a apresentar sinais de que irá cochilar, ele suavemente desacelera o automóvel. Um tablet ou laptop detecta se o usuário está confuso e oferece assistência.

A ideia parece ser algo para o futurista, mas o estudo sugere que uma câmera e um programa de computador podem aprender a ler os movimentos dos olhos das pessoas para detectar o que eles estão fazendo e, possivelmente, sentindo.

Os psicólogos da universidade estavam curiosos para saber se um equipamento como o computador poderia descobrir como a pessoa está se sentindo tendo como base seus movimentos oculares. Então, foram feitos testes com pessoas que repetiam movimentos por cerca de 35 a 50 vezes, enquanto uma câmera registrava o movimento de seus olhos. No final dos ensaios, o equipamento classificava corretamente o que cada pessoa fazia com um percentual de 75% de acerto, bem acima dos 25% esperados.

O programa de computador classificador foi chamado de Naive Bayes. Ele é baseado em um algoritmo flexível e simples, porém poderoso. Os pesquisadores acreditam que, com apenas um leve período de treinamento, os modelos já existentes poderiam ser usados para identificar se os motoristas ficaram ou não exaustos com suas viagens. Além disso, o dispositivo poderia identificar e ajudar as pessoas que necessitam de assistência em uma variedade de situações.

Pode demorar cerca de cinco anos antes que tais tecnologias de rastreamento ocular apareçam nas concessionárias. Porém, o ideal seria que esses recursos que podem salvar vidas, apareçam o mais cedo possível.

Veja também:
-Japonês cria lixeira que "corre atrás do lixo"
-Para melhorar monitoramento de poluição, governo chinês faz parceria com IBM


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail