Aplicativo faz enquete eletrônica para evitar brigas devido à temperatura do ar-condicionado

eCycle

CrowdComfort ajusta a temperatura do ambiente de acordo com feedback dos usuários, fazendo com que haja bem-estar e empresas economizem energia e dinheiro

Quem nunca se sentiu com calor extremo ou com muito frio no ambiente de trabalho? E quem nunca se sentiu extremamente incomodado com isso? Alguém ajusta a temperatura, mas a máquina não consegue prever se as pessoas estão se sentindo confortáveis com ela. Se depender do aplicativo CrowdConfort, o seu desconforto está com os dias contados.

CrowdComfort é um aplicativo de celular que permite que pessoas indiquem qual o seu nível de conforto em relação à temperatura no ambiente em que estão. O sistema, então, analisa os dados das pessoas que ocupam o prédio e recomenda a temperatura ideal para cada andar. É por essa razão que o aplicativo é chamado de “o primeiro termostato colaborativo”, pois a temperatura é ajustada de acordo com o feedback dado pelas pessoas que ocupam o ambiente.

O aplicativo funciona da  seguinte maneira: os funcionários de uma empresa fazem o download do aplicativo em seus smartphones, identificam a sua localização e classificam a sua temperatura em muito quente, quente, adequada, fria e congelando. Essas informações chegam até o time responsável pela adequação da temperatura, podendo fazer os ajustes de acordo com o quão confortáveis as pessoas estão naquele determinado local de trabalho.

Segundo os criadores do aplicativo, todo mundo sai ganhando. Os funcionários se sentem mais confortáveis para trabalhar e a empresa consegue identificar onde há maior demanda energética e onde não há, resultando em uma otimização do uso de energia, além da consequente economia. E essa economia é feita de maneira simples: perguntando às pessoas como elas se sentem. “É o lado humano da equação para encontrar oportunidades de economizar dinheiro em prédios.  Às vezes, há um problema de desconexão e gerenciamento de dados com as pessoas que trabalham no prédio”, diz Eric Graham à Fast Company, CEO da empresa que leva o mesmo nome do aplicativo.

Mas não é só de conforto térmico que vive o aplicativo: CrowdComfort faz com que funcionários sejam ouvidos a respeito do seu ambiente de trabalho: o usuário também pode usar o app para reportar algum problema de manutenção no prédio.

Entre no site oficial e veja o vídeo abaixo para entender melhor as funcionalidades:

Veja também:
-Aplicativo do Facebook estimula preservação da natureza e consumo consciente
-Tecnologia inovadora pode diminuir o desperdício de energia
-Economizar energia faz toda a diferença


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail