Projeto de bike off-road é adaptado a todos os tipos deficientes físicos

eCycle

Criação de novo veículo adaptado para deficientes permite que eles andem em terrenos acidentados e explorem a natureza

Projeto de bike off-road é adaptado a todos os tipos deficientes físicos

Graças à pressão de setores de deficientes físicos em todo o mundo, a acessibilidade tem tido constantes melhoras em termos de adaptação de veículos, como cadeiras de rodas, bicicletas, carros e motos (inclusive elétricos). Mas esses ajustes costumam ocorrer para meios de transporte que se dão bem em cidades. O que o deficiente que curte a natureza deve fazer para pegar uma trilha ou simplesmente ir a um passeio em que haja um terreno natural mais tortuoso?

A empresa norte-americana Outrider, fabricante de bicicletas off-road, lançou uma campanha no site de financiamento coletivo Kickstarter para produzir uma bike chamada Horizon. Os três sócios da companhia desenvolveram, em conjunto com o aventureiro tetraplégico Christopher J. Wenner, um modelo de bicicleta que, além de ser elétrico, adapta-se a todos os tipos de usuários com deficiência, de tetraplégicos a indivíduos com lesões apenas em partes inferiores ou só em partes superiores do corpo. O objetivo do projeto é ampliar a liberdade de mobilidade para pessoas que têm algum tipo de limitação e gostam de esportes e natureza.

A bicicleta possui guidão dobrável, três rodas e baixo centro de gravidade para qualificar o equilíbrio geral, pedal elétrico adaptado para terrenos difíceis e que podem podem ser manuseados por pessoas com funções plenas dos membros inferiores ou  por aqueles que possuem habilidades limitadas, como paraplégicos e tetraplégicos. Para entender melhor como é possível a movimentação por meio dos guidões, clique aqui.

A Horizon possui excelente gama de suspensão, isto é, o veículo elétrico pode andar tanto no asfalto quanto em um terreno mais acidentado (como em trilhas). A bicicleta é movida a bateria de lítio que, como qualquer outro tipo de material elétric,o precisa de uma fonte alimentadora para recarregar, sua velocidade alcança 40 quilômetros por hora e tem autonomia de aproximadamente 48 quilômetros (sem o auxílio de força mecânica). Ela possui três modos:

  • Modo 1: 100% elétrico
  • Modo 2: força das mãos + elétrico
  • Modo 3: pedal + elétrico 

A Outrider produziu e testou, com sucesso, dois protótipos da Horizon. A campanha no Kickstater se encerrará no dia 10 de abril. Caso a equipe não consiga o financiamento de US$ 100 mil, a bicicleta não será fabricada em larga escala.

Caso queira saber mais ou contribuir com o projeto, clique aqui. Confira o vídeo e mais imagens abaixo.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail