Empresas buscam dar vida longa a baterias de carros elétricos

eCycle

A empresa alemã de automóveis BMW e a companhia elétrica sueca Vattenfall estudam dar um uso mais eficiente e duradouro às células de baterias de carros elétricos


A pergunta que muitas empresas automobilísticas vêm se fazendo nos últimos tempos é: que fim dar às caras células de baterias utilizadas em carros elétricos depois que sua serventia chegar ao fim?  Para tentar achar uma resposta, o Grupo BMW e a companhia elétrica sueca Vattenfall se uniram e iniciaram um projeto de pesquisa que visa possibilitar um novo uso às baterias de alta tensão.

A premissa por de trás dessa pesquisa é que, apesar de as baterias de íon-lítio velhas dos carros da BMW i (submarca do grupo que produz carros com pegada sustentável, livre de emissões e com motor elétrico) não possuírem o potencial de alimentar um novo carro elétrico, elas ainda teriam cerca de 80% da capacidade de armazenamento disponível, ou seja, ainda conteriam energia considerável para serem reaproveitadas. Assim, elas poderiam ser utilizadas por fontes de energia renováveis, na estabilização de rede, como back-up, ou para aplicações estacionárias.

O funcionamento para esse tipo de reaproveitamento seria o seguinte: painéis solares armazenariam baterias de energia elétrica usadas de carros elétricos. A energia seria gerada pela luz solar e permitiria o carregamento rápido de veículos elétricos, em certas cabines instaladas pelas cidades.

O foco das atividades conjuntas do Grupo BMW e da Vattenfall é a instalação de cache para estações de carregamento rápido e painéis solares, bem como um espaço com grande capacidade de armazenamento, a fim de estabilizar a operação de rede.

O projeto-piloto já foi testado na Alemanha, na Califórnia (EUA) e em Shanghai (China), e a equipe está entusiasmada com os resultados obtidos até agora.

Saiba mais sobre a "Second Life Batteries", a bateria reutilizavel estudada no projeto, no vídeo abaixo. 

Veja também:
-Carro elétrico pode ser carregado em 8 horas e rodar até 160 quilômetros
-Veículos elétricos poluem menos até quando usam energia gerada por carvão
-Baterias de carros elétricos podem se tornar geradores de energia para uso doméstico 


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail