Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Além de ter custo mais baixo, projeto é menor e não oferece risco tão grande aos animais, como ocorre com os modelos tradicionais

Uma das principais barreiras que dificulta a popularização o crescimento da energia eólica é seu preço. As grandes turbinas que transformam a força do vento em eletricidade são caras e só podem ser instaladas em locais específicos, em que o relevo e o vento sejam extremamente favoráveis.

Mas e se, assim como acontece com os painéis solares, residências e prédios possuíssem pequenos aparelhos captadores, que conseguissem realizar as funções das turbinas de maneira simples e barata?

Com base nessa ideia que um grupo de estudantes de Universidade Cornell, nos EUA, desenvolveu o Vibro-Wind, um pequeno aparelho que conta com 25 pequenos painéis, chamados osciladores, que conseguem captar a vibração dos ventos e transformá-la em energia elétrica.

O funcionamento é bastante simples: o vento faz com que os osciladores se movam, e esse movimento é transformado em energia por um transdutor, um dispositivo que torna, por meio de mecanismos internos, um tipo de energia em outro – nesse caso, a energia do movimento das turbinas em elétrica.

Apesar de ser ainda um protótipo, essa tecnologia oferece uma série de vantagens sobre as técnicas de geração de energia eólica tradicionais. Além do baixo custo e o fato de poder ser utilizado em grandes centros urbanos, o Vibro-Wind ocupa menos espaço e oferece menos riscos para aves e morcegos, animais voadores que sofrem acidentes com as pás das turbinas.

A pesquisa, por incrível que pareça, foi inspirada pelo movimento das folhas ao vento. E você? Estaria disposto a investir nessa tecnologia?

Imagem topo: Universidade Cornell

Veja também:
Britânico cria tapete que gera energia elétrica com a força de pisadas
EUA e Dinamarca apontam caminhos para a viabilidade da energia eólica
“Plugue” de janela capta energia solar para recarregar itens eletrônicos


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais