Empresa cria painéis solares que movem embarcações

eCycle

Sistema é semelhante ao encontrado nas asas de alguns insetos

Já se foi o tempo que o homem era dependente do vento, do sol e de outras condições climáticas para navegar. A tecnologia dos dias de hoje oferece barcos motorizados de alto desempenho, mas que se movimentam por meio da queima de combustíveis.

Pensando na sustentabilidade, por que não tentar usar a tecnologia para ajudar a criar uma forma de navegação sustentável, como no passado, e eficiente, como nos dias de hoje? Foi desse modo que pesquisadores desenvolveram as Solarsails, velas movidas à energia solar e eólica.

A inspiração veio da observação de libélulas e donzelinhas. Ambos os insetos absorvem luz solar, através de suas asas, para aquecerem seus corpos e prepará-los para o voo. Além disso, usam seus dois pares de asas para controlarem o ar ao redor e aumentarem a movimentação e precisão do seu voo.

Nas embarcações, as Solarsails funcionam de maneira semelhante. Os painéis solares absorvem a luz do sol para gerarem energia, mas também podem ser movidos pela força dos ventos. A ideia é sempre utilizar a fonte de energia renovável mais disponível no momento.

O sistema de velas é combinado a um motor movido por combustíveis alternativos, que poluem menos o meio ambiente.

Gostou da ideia? Assista ao vídeo abaixo para ver o funcionamento das Solarsails e entre no site oficial para obter mais informações a respeito!

Imagem: SolarSail

Veja também:
-Vespas servem como base para o desenvolvimento de células de energia solar
-Carro do futuro? Designer cria carruagem movida a energia elétrica
-Pesquisadores descobrem nova maneira de armazenar energia solar


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail