Plantas crescem normalmente em ambiente de gravidade reduzida

eCycle

Nova descoberta abre portas para possibilidades de cultivo no espaço

Se nossas atitudes não mudarem, os efeitos da ação humana sobre o planeta podem acabar por nos condenar a nele não mais termos condições de viver. Mas nem tudo está perdido. Uma pesquisa realizada por um time da Universidade da Flórida, em Gainesville, descobriu que plantas conseguem crescer normalmente em um ambiente de gravidade zero.

A pesquisa foi realizada na Estação Espacial Internacional e monitorada no Centro Espacial Kennedy e consistiu na observação do crescimento de uma planta (Arabidopsis thaliana), desde seu plantio em placas de petri claras a partir de um gel rico em nutrientes até seu florescimento. A grande surpresa foi o fato de a planta, mesmo estando no espaço, haver passado sem problemas por estágios de crescimento anteriormente creditados à presença de gravidade.

De acordo com os pesquisadores, mesmo que na ausência de gravidade, outros fatores como a busca por umidade, nutrientes e luz podem haver sido determinantes do crescimento da planta de maneira equivalente à que cresceria na Terra.

Trata-se de um estudo apenas inicial, mas um primeiro passo para discussão sobre a viabilidade do cultivo de vegetais em condições de microgravidade fora da Terra, como em uma missão para Marte, ou em ambientes de gravidade reduzida como em estufas em Marte ou a lua. De toda forma, cuidar melhor do planeta ainda parece ser o mais viável.

Fonte: BMC Plant Biology.

Veja também:

-Geoengenharia: a salvação do mundo?
-Reciclagem no espaço sideral


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail