Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Minúsculas cápsulas lubrificantes (veja foto acima) constituem o segredo da inovação

Um grupo de pesquisadores europeus está desenvolvendo um sistema revolucionário de revestimento para que peças de metal reduzam drasticamente os danos em suas composições ao se chocarem no interior de máquinas industriais.

A SINTEF (sigla em norueguês para Fundação para a Pesquisa Científica e Industrial), maior instituto de pesquisa independente da Escandinávia, e a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) são as organizações à frente da pesquisa.

Funcionamento das peças e método inovador

Muitos equipamentos precisam ser lubrificados constantemente para que o funcionamento seja adequado. Em caso de falha na lubrificação, o equipamento é danificado. Os custos de reparo podem ser muito altos e, em alguns casos, o equipamento pode ser totalmente inutilizado.

A ideia dos cientistas foi desenvolver um revestimento lubrificante diferenciado para as peças. Essa camada contêm pequenas partículas com cápsulas repletas de lubrificante líquido.

O método consiste na aplicação do lubrificante às peças utilizando a técnica de spray termal, em que as partículas e cápsulas contendo lubrificante são “queimadas” na superfície, com o uso de uma chama. Dessa forma, elas se fixam firmemente à peça. Segundo a SINTEF, quando as superfícies metálicas entram em contato uma com a outra, o revestimento se quebra de maneira controlada e libera o conteúdo das cápsulas, prevenindo futuros atritos prejudiciais ao equipamento.

Ainda segundo os pesquisadores, os testes comprovaram a eficiência da descoberta. Após a aplicação de um revestimento sem cápsulas, o coeficiente de atrito foi de 0,7, relativamente alto se comparado aos 0,15 observados na utilização do revestimento com cápsulas.

Energia eólica

A inovação pode ser especialmente interessante para as usinas eólicas. Em média, 30% dos custos de uma usina são de manutenção dos componentes mecânicos das turbinas. Essa média pode crescer muito com a expansão das usinas em alto mar, onde as condições são mais adversas para componentes mecânicos metálicos. Por essas razões, o novo revestimento tem tudo para ser um grande fator de redução dos custos de produção de energia eólica, viabilizando cada vez mais os investimentos em uma fonte energética livre de emissões e totalmente renovável.

Veja também:
Turbina eólica que não ameaça pássaros está em fase de testes
Técnica que utiliza descargas elétricas para reciclar concreto é testada com sucesso


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais