Soluções de baixo custo para tratamento de água de reúso são apresentadas por grupo da Unesp em livro

eCycle

Capítulo reúne resultados de estudos apoiados pela FAPESP e aborda a reutilização direta de água recuperada nos países em desenvolvimento


Imagem de Markus Spiske no Unsplash

Soluções de baixo custo para tratamento de água de reúso foram apresentadas por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) no livro Advances in Chemical Pollution, Environmental Management and Protection: Wastewater Treatment and Reuse – Lessons Learned in Technological Developments and Management Issues, volume 6, publicado recentemente pela editora Elsevier.

Intitulado “Treatment options for the direct reuse of reclaimed water in developing countries” (Opções de tratamento para o reúso direto de água recuperada em países em desenvolvimento), o capítulo foi escrito por Tamires Lima da Silva, aluna de doutorado da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp em Botucatu, em colaboração com o professor Rodrigo Máximo Sánchez Román e os pesquisadores João Gabriel Thomaz Queluz e Talita Aparecida Pletsch, todos da Unesp.

No texto, Silva apresenta um composto feito da combinação de um leito biológico filtrante e um reator de desinfecção solar de concreto como possível solução para tratamento de águas residuais. A solução é resultado da dissertação de mestrado de Silva, apoiada pela FAPESP.

O capítulo apresenta também um sistema de alagado construído com cultivo de taboa, desenvolvido em projeto com apoio da FAPESP e participação de Queluz em seu projeto de doutorado. A terceira opção apresentada é o tratamento por radiação solar em reator de desinfecção de concreto, que é resultante do projeto de mestrado de Queluz.

“Todas as soluções apresentadas no capítulo são consideradas de baixo custo, fácil instalação e operação, características primordiais de tecnologias a serem aplicadas em países em desenvolvimento”, comenta Silva para a Agência FAPESP.

O capítulo pode ser lido gratuitamente no site da Elsevier até dezembro de 2020.


Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original

Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×