Bloco de carnaval sustentável promete transformar SP em Olinda

eCycle

Durante a folia do Bloco é o Que Faltava, público poderá participar da série de ações voluntárias do Instituto Limpa Brasil

Bloco é o que faltava

A folia na capital paulista ganha contornos mais verdes com o Carnaval Sustentável, uma ação do ciclo #EuCuidoDoMeuQuadrado voltada especialmente para a educação dos temas ambientais e conscientização em torno do descarte correto do lixo urbano durante o carnaval paulistano. O Instituto Limpa Brasil trará uma série de ações no trajeto do Bloco é o Que Faltava, que promete transformar Santo Amaro numa Olinda Paulistana, neste sábado, 15 de fevereiro, das 13h às 18h, com concentração na rua Luiz Seraphico Júnior com a Av. Alceu Maynard de Araújo (ao lado da Nossa Praça e Ponte Laguna) em Santo Amaro, São Paulo-SP.

"Estas ações são extremamente importantes para reduzir os impactos negativos para o meio ambiente e para a nossa qualidade de vida, como a contaminação das águas, animais mortos por plásticos e as enchentes que vimos nos últimos dias. Parte desses problemas ocorrem por conta do descarte incorreto de lixo nas ruas das nossas cidades", diz Edilainne Muniz, líder nacional do Instituto Limpa Brasil. Somente no ano passado, cerca de 650 toneladas de resíduos foram retirados pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) durante o período da folia em São Paulo.

Além do mutirão de limpeza, os voluntários irão desempenhar atividades como apoio aos catadores de material reciclável, ajudar na troca de materiais recicláveis por brindes e gerenciamento do suporte Niltex - feito em papelão que estabiliza a boca do saco de lixo, tornando mais fácil o seu descarte. O Carnaval Sustentável é aberto a todos os públicos e os interessados podem se inscrever pelo link https://is.gd/LimpaBloco. Todos os participantes das ações promovidas pelo Instituto Limpa Brasil ganham recompensa oferecidas pela Gooders, startup de engajamento social. Nesta edição, os voluntários recebem um certificado de 10 horas, válido como atividade complementar em instituições de ensino, e também ganham 10 moedas Gooders, que valem como desconto e outros benefícios em lojas parceiras.

Diversão para as crianças

A folia das crianças também está garantida com ações de educação e conscientização para que os pequenos saibam a importância de se cuidar do meio ambiente desde a pequena infância. Um dos bonecos gigantes do bloco será o Boneco Paulinho, protetor do meio ambiente cujo maior sonho é ver o Rio Pinheiros totalmente limpo para poder nadar como seu avô fazia antigamente. Junto com o Limpa Brasil e o Coletivo Amo Meu Bairro, uma das bandeiras do Paulinho será um carnaval limpo, leve e solto.

Resultados em 2020

Os mutirões de limpeza #EuCuidoDoMeuQuadrado promovidos pelo Limpa Brasil estão presentes em todo o território nacional. Somente no litoral paulista, os participantes recolheram das areias e do mar cerca de 49,55 Kg de recicláveis, 3.412 bitucas de cigarro e 27,98 Kg de rejeitos em IlhaBela. Já no último fim de semana, em São Vicente, foram recolhidos cerca de 140kg das praias de Itararé e Milionários. Todos os itens recolhidos receberam triagem e qualificação e receberam a destinação mais apropriada já a partir do local de coleta.

Salve na agenda

Os mutirões #EuCuidodoMeuQuadrado integram os trabalhos do Limpa Brasil para 2020 - veja alguns dos principais eventos abaixo. O Instituto é responsável pela execução brasileira do maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos, o Let’s do it! – que, somente em 2019, atraiu mais de 20 milhões de voluntários em ações de limpeza em mais de 180 países e territórios.

No Brasil, a iniciativa, promovida em parceria com Teoria Verde, projeto de comunicação e educação ambiental, reuniu 325 mil voluntários que retiraram cerca de 6 mil toneladas de lixos em 1.200 cidades do país neste ano - sendo reconhecida com o Prêmio Lixo Zero 2019 na categoria Conscientização. Com a Gooders, além dos certificados e moedas, foi sorteado um carro 0km na edição do ano passado. A mobilização de 2020 já tem data marcada para 19 de setembro e será uma das principais atividades promovidas pelo Limpa Brasil ao longo do ano.

Bloco é o que faltava

O Coletivo Amo Meu Bairro anunciou a programação do bloco com o Tema De Volta aos Anos 80. Além dos bonecos gigantes do artista plástico Ricardo Cruz, que irá transformar Santo Amaro numa Olinda Paulistana, o Bloco vem com toda a vibe do Trem da Alegria Celebration, com Patrícia Marx e Luciano Nassyr, primeiros integrantes do fenômeno musical infantil dos anos 80. Um show para família, para as crianças de todas as idades e para aquela criança, adolescente ou até mesmo adulto que você foi nos anos 80. As bandas do bairro que se formaram também nos anos 80 nas garagens da Vila Cruzeiro irão fazer o esquenta com o swing da banda Anabella 78, banda revelação do produtor Rick Bonadio em 2017, e a Banda Josie, da vocalista Nana Falavigna, que cai na folia com sucessos da Bahia, marchinhas e pop rock dos anos 80 em ritmo de Carnaval.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail