Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Em todo o mundo, um em cada quatro adultos e três em cada quatro adolescentes não praticam atividade física de forma suficiente

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta segunda-feira (4) um plano de ação global em prol da atividade física. “Ser ativo é fundamental para a saúde. Mas, no mundo moderno, isso tem se tornado mais e mais um desafio, principalmente pelo fato das cidades e comunidades não serem projetadas de forma correta”, disse o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Guebreyesus.

exercicios-us
Vinte exercícios para fazer em casa ou sozinho

“Precisamos de líderes em todos os níveis para ajudar as pessoas a dar passos mais saudáveis. Isso funciona melhor a nível municipal, onde grande parte da responsabilidade recai em criar espaços mais saudáveis”, completou.

O plano de ação mostra como os países podem reduzir o sedentarismo em adultos e adolescentes em 15% até 2030. O documento recomenda ainda um total de 20 áreas de políticas que, combinadas, visam criar sociedades mais ativas por meio de melhorias nos ambientes e em oportunidades para que pessoas de todas as idades e habilidades possam se exercitar.

Dados da OMS indicam que, em todo o mundo, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes (11 a 17 anos) não praticam atividade física de forma suficiente. A pesquisa indica que meninas, mulheres, adultos mais velhos, pessoas de baixa renda, indivíduos com algum tipo de deficiência ou com doenças crônicas, além de populações marginalizadas e indígenas, têm menos oportunidade de serem ativos.

A atividade física regular, segundo a organização, é chave para prevenir e tratar doenças não-transmissíveis como doenças do coração, derrame, diabetes e câncer de mama e de colo. O grupo responde por 71% de todas as mortes registradas no mundo – incluindo a morte precoce de 15 milhões de pessoas todos os anos com idade entre 30 e 70 anos.

“Você não precisa ser um atleta profissional para escolher ser ativo. Usar as escadas no lugar do elevador faz a diferença. Ou caminhar ou andar de bicicleta no lugar de dirigir até a padaria mais próxima. São as escolhas que fazemos em cada um dos nossos dias que nos mantêm saudáveis”, pontuou o diretor-geral.

O sedentarismo, segundo dados da OMS, representa custos estimados da ordem de US$ 54 bilhões no atendimento à saúde, dos quais 57% são registrados na rede pública de atendimento, além de US$ 14 bilhões atribuídos à perda de produtividade.

A OMS considera que para ser uma pessoa ativa é necessário praticar 150 minutos de atividade física aeróbica moderada por semana, no caso dos adultos, e 60 minutos de atividade moderada à intensa todos os dias para adolescentes.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais