Aproveite as cascas de ovos como sementeiras e evite o uso de vasos plásticos

eCycle

A dica é simples e fácil de seguir. As embalagens de papelão também podem ser usadas

A eCycle mostra que é possível, a partir de uma ideia simples e que pouca gente conhece, o que fazer com cascas de ovo. Basta usá-las como sementeiras. Para começar, sempre que uma casca for ser utilizada, deixe-a limpa e guarde-a na geladeira, de preferência na própria caixa de ovos. Depois que juntar uma boa quantidade de cascas, coloque terra e com uma pinça ponha as sementes que você escolheu.

Para não dar errado é melhor colocar duas sementes, pois pode acontecer de uma não vingar - mais do que isso não é indicado, pois atrapalha a separação das plantas no momento do plantio. Outro detalhe importante é escrever na casca, com cuidado, o nome das sementes escolhidas, se forem de tipos diferentes, para não se confundir.

Lembre-se de regar as sementeiras com cuidado e em seguida cubra-as com mais terra. A partir daí mantenha a mesma rotina, deixe as cascas-sementeiras sob a luz solar o maior tempo possível e, para hidratar, regue-as com uma colher de chá de água todos os dias.

Para quem mora em apartamentos, uma dica é cobrir a caixa com uma touca de banho velha e sempre posicioná-la em uma janela com bastante sol. Desse modo o sistema funcionará como uma estufa. Durante o dia, as mudas obtêm a luz solar e, para o período noturno, terão retido o calor para obter a umidade necessária.

Assim que as plantas estiverem prontas para a mudança de local para um recipiente maior ou jardim, retire as sementeiras da caixa, faça o buraco no solo e esmague as cascas na abertura. Além de ser fácil, o cálcio que existe na cascas de ovo também funciona como adubo.

Além das cascas, a bandeja dos ovos também serve como objeto para germinar as sementes. Se a embalagem for de papelão é mais indicada, pois basta cortar cada pedaço para o plantio das sementes. Em seguida o procedimento é o mesmo, com a possibilidade de se aproveitar um pouco de pó da casca de ovo para tornar o solo mais rico. Ao transportar a planta para o solo, basta colocar a parte de papelão diretamente no buraco aberto previamente.

Fonte: arteboxflower.blogspot.com 



 

Comentários  

 
+2 #1 2012-10-20 14:07
Gostei muito dessa explicação
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail