Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça aplicativos que vão te ajudar a praticar exercícios, meditar, controlar seu sono e sua dieta

A maioria dos indivíduos das ultimas gerações são quase inseparáveis de seus gadgets e estão quase sempre conectados. As gerações Y e Z cresceram em contato com TV a cabo, videogames, computadores, vários tipos de jogos, smartphones, tablets, e são verdadeiros “nativos digitais”. Muitos estudiosos relacionam essa mudança na forma de interagir com a tecnologia com uma transformação no processo cognitivo e de armazenamento de informações.

Embora as críticas aos gadgets sejam intensas, principalmente por causa do tempo “perdido” ao passarem muito tempo conectadas, eles podem ser muito mais do que apenas ferramentas de distração. A tecnologia da vida moderna nos propicia diversos confortos como o compartilhamento instantâneo de arquivos, armazenamento compacto e conexão constante. Os aplicativos para smartphones e tablets permitem que ampliemos ainda mais as funções de nossos aparelhos, e o transformemos em um scanner portátil, em um videogame, em um modo mais prático aprender uma língua, de pedir comida ou carona e por aí vai. Tudo depende de como usamos a ferramenta. Algumas das possibilidades entre as infinitas listas de aplicativos disponíveis são apps que promovem hábitos mais saudáveis e mais sustentáveis. Eles podem ser grandes aliados no controle de peso, monitoramento de atividades físicas e dietas, acompanhamento da saúde, etc. Confira uma lista de aplicativos sustentáveis para iOS.

Selecionamos oito aplicativos (para sistemas operacionais iPhone e Android) que podem te auxiliar na busca por uma vida mais saudável. Os aplicativos têm diversas funções, mas todos têm o objetivo de facilitar que você adquira hábitos saudáveis que irão melhorar sua saúde e te dar um empurrãozinho para a organização de suas tarefas. Está pronto para mudar a rotina? Então respire fundo e conheça os aplicativos:

Stop, Breathe & think (disponível para Android, iOS e Web)

stop, breathe, think

O aplicativo tem a proposta de te incentivar a pensar, nem que seja por cinco minutos, em como você está se sentindo física e emocionalmente. Os cinco minutinhos podem ser sagrados e te permitem relaxar, refletir e se recompor. Ele te fornece alguns questionamentos de como está se sentindo e você classifica entre os adjetivos disponíveis. Dependendo de como você estiver, ele te fornece diferentes exercícios de respiração e dicas de postura. Após o processo, ele pergunta novamente como você está. Ele é ótimo para fazer um acompanhamento de seu estado emocional, analisar possíveis progressos e refletir como você tem levado sua vida. Todos os dias você avalia seu estado de uma forma negativa? O que você poderia fazer para mudar essa situação?

Headspace (disponível para Android, iOS e Web)

O aplicativo te ensina técnicas de meditação através de um cronograma de atividade diárias. Ele irá te ajudar a se deligar um pouco das preocupações do dia a dia, e te fornecerá um momento de contato com seu interior para liberar o estresse. Existem exercícios de respiração, relaxamento muscular, controle corporal e do ambiente. Se você nunca meditou e tem interesse, o aplicativo é um bom começo. Além de ser intuitivo, o app é muito didático e te incentiva a completar as atividades. Em uma página de acompanhamento, você poderá verificar as estatísticas de seu progresso. Alguns minutinhos diários poderão proporcionar um momento mais “relax” e te ajudar a se concentrar e não perder sua saúde física em mental em meio ao caos da rotina.

headspace

Daily yoga (disponível para Android e iOS)

Daily yoga

O aplicativo te fornece uma rotina de exercícios de ioga. Ele possui sessões de ioga com durações e níveis de dificuldade variados, do leve ao intenso. Existem instruções para realizar os exercícios individuais, vídeos em alta qualidade para que você possa acompanhar, além de trilhas sonoras relaxantes. Então se você deseja começar a fazer ioga, esse aplicativo é uma boa pedida. Alguns exercícios são gratuitos e outros são pagos.

Habitica (disponível para iOS e Web)

Habitica

Além de funcional, é um dos mais divertidos da lista. Nesse aplicativo você pode gerenciar suas tarefas diárias, iniciar novos hábitos e tudo isso enquanto se diverte. Mas como assim? O aplicativo foi programado em forma de um RPG, então você cria seu personagem, escolhe as características de seu avatar e começa a jogar. Você seleciona as atividades que precisa cumprir diariamente, como tomar um remédio, ingerir uma quantidade adequada de água, estudar, realizar exercícios e etc. Ao cumprir suas tarefas, seu personagem ganha experiência, desbloqueia recompensas e ganha moedas que podem ser utilizadas para comprar itens dentro do jogo para seu personagem. Além disso você pode marcar hábitos que deseja perder, como comer besteira ou fumar. A lógica é simples, quando você comer aquele chocolate fora de hora ou fumar, perderá pontos. Outra possibilidade é chamar os amigos para formar um grupo e realizar tarefas juntos, como um trabalho da faculdade ou um mês de ioga. Entendeu? É um videogame da sua vida e você é o jogador! Então se você não cuidar bem de seu personagem, game over!

Zero Cigarro (disponível para Android e iOS)

Zero Cigarro

O tabagismo é uma doença, e superá-la não é fácil. Por isso, o aplicativo Zero Cigarro se propõe a ser mais uma ferramenta de auxílio aos fumantes que desejam se livrar desse hábito.

Heartbit (disponível para Android e iOS)

Que tal transformar o tempo de suas atividades físicas em milhas? Essa é a ideia do aplicativo “Heartbit”. Os dados registrados são extraídos e convertidos em pontos, que podem ser trocados por benefícios como viagens e hospedagem em hotéis, mas há diversos outros tipos de serviços e itens.

Heartbit

Sleep Better (disponível para Android e iOS)

sleep better

O aplicativo permite que você monitore suas horas de sono, bem como a eficiência delas. Você já teve a sensação de acordar bem, programar o despertador para poder dormir mais alguns minutinhos, voltar a dormir e acordar mega cansado? Isso pode estar relacionado ao período do sono em que você foi despertado. O melhor momento para acordar é quando você está em sono leve. Por isso, o aplicativo Sleep Better funciona como um alarme que varia de acordo com as atividades do seu dia e o estágio de seu sono. Se você teve um dia estressante, basta programar o app para esta função. Com base nas informações que você fornece ao aplicativo antes de dormir e o horário que você precisa acordar, ele calcula o melhor momento para despertá-lo. Você pode observar os gráficos e estatísticas de suas noites de descanso, podendo adicionar variantes como pesadelos, sonhos neutros ou bons para ter resultados mais precisos em seus relatórios. Além disso, o app te da dicas para que você possa melhorar sua rotina de sono.

NutraBem (disponível para Android e iOS)

nutra bem

Esse aplicativo te permite registrar a evolução de sua dieta, além de ter acesso a dietas equilibradas de acordo com seus objetivos. O aplicativo faz o cálculo de seu índice de massa corporal (IMC) e a partir dele irá guiar sua dieta. Você fará o registro diário de suas refeições e o app mostrará as calorias consumidas em comparação com o valor ideal. Ele faz uma analise do perfil de consumo diário e oferece propostas para adequar seus hábitos alimentares para atingir sua meta. O aplicativo indica o quanto você ainda pode ingerir de calorias no dia pra ficar dentro de seu plano. Você pode registrar seu peso e acompanhar em um gráfico sua evolução com o passar das semanas.

E aí? O que acha de utilizar seu smartphone para adquirir hábitos mais saudáveis e mudar sua rotina? Consumo consciente de tecnologia é consumo inteligente!

Fonte: healthline


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais