Novo leilão de energia ofertará 12.528 MW para que empresas explorem potencial solar

eCycle

Quantia é superior ao total oferecido pela contestada hidrelétrica de Belo Monte

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) anunciou o credenciamento de 382 projetos de energia solar para o leilão que será realizado em 14 de agosto. Citada durante décadas como uma promessa limpa de geração, essa fonte energética renovável poderá, finalmente, se firmar como mais uma alternativa a ser usada no Brasil.

O total a ser ofertado é 12.528 megawatts (MW), valor superior ao que vai ser gerado pela usina hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no Pará, com produção prevista de 11.000 MW. O primeiro leilão de energia fotovoltaica, em outubro de 2014, fechou contratos com preço médio de R$ 215,12 o megawatt-hora (MWh). Ao todo foram contratados 890 MW de capacidade instalada de energia fotovoltaica em 2014.

O presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, disse que a maioria dos projetos dessa fonte está concentrada na região Nordeste, pelo ótimo nível de exposição solar da região. A Bahia, mais uma vez, lidera em volume de projetos e potência, com 140 empreendimentos que somam capacidade instalada de 4,4 mil MW. Em seguida vem o Piauí, com 61 projetos e potência de 2 mil MW.

O Rio Grande do Norte aparece em terceiro, com 39 projetos e 1.332 MW, seguido por Minas Gerais, com 36 projetos e 1.272 MW, e São Paulo, com 34 projetos e 1.250 MW.

Informações mais completas podem ser obtidas na página da EPE na internet.

Fonte: EcoD

Veja também:
-Guia para instalação de energia solar em casa
-Aneel estimula a produção doméstica de energia


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail