Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Ideia é tornar transporte público tão eficiente que cidadãos não terão motivo para usar carros

Livrar as ruas dos carros parece uma atitude muito radical? Pois saiba que a capital finlandesa, Helsinque, quer tomar uma medida praticamente como essa até 2025. E o método para colocar a ideia em prática é relativamente simples: tornar ainda mais eficiente o sistema de transporte público.

De acordo com informações do jornal inglês The Guardian, o projeto visa tornar o transporte coletivo cada vez mais prático e personalizado, integrando todos os diferentes modais oferecidos pelas autoridades, além de possibilitar aos usuários ter acesso a horários, trajetos e outras informações via smartphone.

No entanto, a tecnologia não entra apenas como meio de informação, mas funciona também como modo de interação, já que os usuários podem solicitar paradas dos ônibus fora dos pontos para terem maior comodidade. Sem contar que haverá interação entre outros serviços, como bicicletas, táxis e carros de aluguel.

Helsinque já possui um serviço de micro-ônibus em que é possível que usuários mostrem os pontos em que desejam descer por meio de aplicativo e a informação é transmitida ao motorista. Mas a ideia é fazer ainda mais a partir da nova proposta.

Porém, nem tudo são flores, pois há críticos que afirmam que a medida é segregadora, pois apenas quem tem smartphone pode ter acesso às facilidades. De qualquer forma, as inovações parecem promissoras.

Veja também:
Construção do primeiro apartamento móvel é finalizada na Finlândia
Suecos produzem material “impossível” e que pode ajudar na contenção de vazamentos 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais