Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Com a diminuição do nível da represa, projeto que acontece no primeiro domingo de cada mês foi cancelado

A falta de água no interior do estado de São Paulo tem causado mais consequências negativas que a simples crise de abastecimento. Após o rio Piracicaba amanhecer com espuma causada por detergente e pela baixa vazão, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), chamada Barco Escola da Natureza, da cidade de Americana, foi obrigada a cancelar um projeto ambiental desenvolvido na represa de Salto Grande devido ao baixo nível da água no local.

A represa, que conta com 14 quilômetros quadrados, perdeu cerca de meio quilômetro quadrado de área preenchida por água devido às secas.

Quem acabou pagando o pato foi o projeto Ecosol, que oferece à população (com ênfase às crianças) palestras educativas, passeios de barco, incentivo à remoção do lixo na represa e dá aos participantes mudas de árvores.

Como o nível de água da represa, que é utilizada para a produção de energia elétrica, baixou cerca de 60 centímetros, o barco ancorado que serve como sede da instituição e que ficava cerca de 15 metros dentro da represa está encalhado no chão do reservatório.

O cancelamento do projeto Ecosol, que é realizado aos primeiros domingos de cada mês, se deu porque as pessoas precisariam primeiro entrar na sede da Oscip para depois ingressarem em outra embarcação. Membros da organização afirmam que se trata de uma questão de segurança, tanto para os usuários, quanto para a embarcação.

A Oscip também alerta para a situação da represa de Salto Grande, o que pode gerar problemas ambientais mais severos.

Veja também:
Rio Piracicaba amanhece repleto de espuma
ONG mexicana constrói casas usando embalagens longa vida


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais