Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Apesar de precisar de investimento inicial alto, o fusca elétrico está valendo mais a pena que modelos de carros elétricos disponíveis no mercado

Se os carros elétricos, apesar de poluírem menos que os veículos tradicionais, ainda não podem ser adquiridos pela maioria da população devido ao fator econômico, o engenheiro paraguaio Mario Vernazza, deu um jeito. O jovem de 25 anos adaptou um fusca antigo para se tornar elétrico, a partir da coleta de peças simples.

Bastou o gasto de U$ 15 mil com peças e testes e o “fuscão” 85 se transformou em um veículo elétrico. Com 12 baterias de 170 amperes e oito volts, capazes de mover o veículo a 120 km/h, o carregamento completo em uma tomada convencional varia entre oito e dez horas.

Para fazer o comparativo de gastos, Vernazza observou sua conta de luz. De acordo com entrevista ao jornal Gazeta do Povo, o paraguaio conta que seus gastos subiram o equivalente a R$ 35 ao percorrer cerca de 800 km em um mês. Desse modo, para rodar 100 km, o proprietário do fusca elétrico gasta R$ 3,50.

Gastar U$ 15 mil não é pouco, mas a economia se paga a longo prazo com o baixo custo da matriz energética. E, claro, ameniza a poluição.

Fonte: EcoD

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais