Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Já pensou em separar seu lixo do banheiro em caixas como essa?

 

A substituição das sacolas plásticas por outros meios mais sustentáveis já está se difundindo. Com as sacolas reutilizáveis, bolsas feitas de camisetas velhas, uso de carrinhos de supermercado, agora o uso de saquinhos de papel em substituição às sacolinhas no acondicionamento do lixo doméstico é crescente. Aqui no site mesmo você pode encontrar uma opção muito legal de saco de papel a partir do jornal, ideal para forrar os recipientes e acondicionar o lixo seco de sua casa, seja de varreduras ou mesmo o do banheiro. Veja aqui, vale à pena.

No caso do lixo úmido doméstico, o orgânico, soluções interessantes podem ser a compostagem ou a trituração. Em se tratando dos recicláveis, a separação para o encaminhamento à coleta seletiva ou a postos de coleta pode se dar diretamente nos sacos plásticos grandes, onde o ideal seriam aqueles já elaborados a partir de plástico reciclado (há produtos disponíveis deste tipo). Consulte nosso buscador de Postos de Descarte para saber onde destinar seus objetos sem uso ou recicláveis. Para os resíduos que terão como destino o lixo comum, a opção do saquinho de jornal parece bem interessante, pois é mais ecológica ao reutilizar um material que irá economizar os insumos, em grande medida petróleo e outros químicos, que compõem o plástico, assim como sua decomposição ocorrerá de maneira muito mais rápida. Consulte aqui nosso guia de lixo doméstico, com muitas dicas que poderão lhe ajudar a lidar com os resíduos da casa de uma forma mais sustentável.

No entanto, há situações em que não precisamos de um depósito de lixo tão grande, como para pequenas quantidades em situações específicas do cotidiano. Para isso trazemos aqui a opção de uma caixa compacta, que poderá comportar pequenas quantidades de resíduos, ocupando o menor espaço possível. Trata-se de um modelo também feito a partir do jornal e que por suas características pode ser utilizada para depositar objetos usados como resíduos de maquiagem, fio dental, cotonetes, algodões e outros pequenos objetos usados na higiene pessoal ou mesmo em escritórios, por exemplo.

Gostou da ideia? Quer fazer uma dessas e ainda praticar o origami?

Siga o diagrama abaixo com o passo a passo de como fazer uma caixa com jornal, perfeita para armazenar resíduos, mas se achar complicado, a animação logo a seguir torna as coisas mais simples.

Caixa de jornal

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais