Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Você sabia que uma cozinha suja pode ter mais bactérias que um banheiro?

Uma cozinha suja faz parte do dia a dia, principalmente para pessoas que cozinham todos os dias. A cozinha é, na maioria das vezes, o cômodo central na casa de qualquer pessoa e costuma ser o mais usado. Entretanto, mantê-lo desse jeito após as refeições e negligenciar a limpeza do espaço pode oferecer riscos à saúde. 

As bactérias e os germes que causam doenças estão em todos os lugares. Porém, na cozinha, podem ser ainda mais perigosos. Esses microrganismos podem ser espalhados pelo ambiente e chegar às mãos, tábuas de corte, utensílios, bancadas e alimentos.

E, enquanto lavar as mãos seja um dos principais métodos para evitar a contaminação de outras superfícies, manter uma cozinha limpa também diminui as chances de exposição a patógenos. 

Conheça os riscos de uma cozinha suja e como limpá-la de acordo com especialistas. 

cozinha
Desinfete sua cozinha a partir de cinco dicas

A cozinha é o centro de preparação dos alimentos consumidos por sua família e por isso deve estar sempre limpa. Confira…

Riscos de uma cozinha suja 

De acordo com uma pesquisa de 2017 publicada pela Scientific Reports, as esponjas utilizadas na cozinha podem carregar bactérias. Além disso, o ambiente “quente, úmido e rico em nutrientes” possibilita que as bactérias prosperem de uma forma até então desconhecida, e que limpá-las pode não ajudar na sua eliminação. 

“As esponjas de cozinha não atuam apenas como reservatório de microrganismos, mas também como disseminadores nas superfícies domésticas, o que pode levar à contaminação cruzada de mãos e alimentos, o que é considerado uma das principais causas de surtos de doenças de origem alimentar”, escreveram os autores.

Similarmente, um estudo da Universidade de Arizona observou a presença de bactérias, como a E. coli, em 89% das toalhas de cozinhas analisadas. Escherichia coli, também conhecida como E. coli, é uma bactéria que ocorre naturalmente no intestino de organismos saudáveis.

E, embora a grande maioria dessas bactérias sejam inofensivas, algumas cepas podem causar sintomas como diarreia, dor de estômago, cólicas estomacais e febre através do consumo de água ou alimentos contaminados. 

Como limpar uma cozinha suja

Felizmente, a manutenção da cozinha é simples, uma vez que a limpeza seja feita frequentemente. E, apesar dos riscos de manter uma cozinha suja, é importante se dar permissão para levar as coisas de maneira agradável e fácil. Você não precisa resolver tudo de uma vez — escolha um ou dois itens para limpar profundamente e, na próxima semana, passe para alguns novos.

O mais importante na limpeza para evitar contaminações é manter limpas as superfícies de preparação dos alimentos.

“Elas precisam ser limpas antes e depois de cada uso e devem ser bem limpas uma vez por semana. Isso mantém os patógenos nocivos sob controle e evita doenças de origem alimentar. Você também deve limpar as alças e interruptores pelo menos uma vez por semana e limpar respingos no chão quando eles acontecerem. Essas etapas evitam que a sujeira se acumule e atraia praga”, disse a especialista em limpeza Katie Berry, do HousewifeHowTos.com ao Huffpost

Para outros itens, como eletrodomésticos, veja abaixo:

  • Geladeira: limpe-a antes de fazer as compras do mês, quando tiver menos comida. Para isso, tire todos os itens de dentro da geladeira e limpe todos os potes e garrafas com um pano de microfibra. A parte de dentro pode ser lavada com detergente e bicarbonato de sódio em manchas de difícil remoção.
  • Micro-ondas: limpe-o pelo menos uma vez por semana. Misture duas xícaras de água e esprema o suco de meio limão, coloque no micro-ondas por 5 minutos e não abra a porta — deixe descansar dentro do eletrodoméstico por mais 5 minutos. Segundo Berry, o vapor vai se acumular e soltar toda a sujeira, o que facilita a limpeza normal. 
  • Forno: faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água e espalhe nas paredes e no chão do forno, evitando a parte que esquenta. Depois, encha um borrifador com vinagre branco e borrife o interior do forno. Quando a mistura parar de borbulhar, remova com uma toalha úmida com sabão e depois seque com uma toalha. 
  • Toalhas de cozinha e panos de prato: lave-os a cada três a cinco dias. Para se certificar de que todas as possíveis bactérias sejam removidas, deixe-os de molho na água fervendo por alguns minutos. 

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais