Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

As máquinas foram desenvolvidas por engenheiros da empresa Alstom Coradia iLint e financiadas pelo governo alemão

Após realizar testes operacionais durante dois anos, a Alemanha inaugurou 14 trens movidos por células de combustível de hidrogênio. As máquinas foram desenvolvidas por engenheiros da empresa Alstom Coradia iLint e financiadas pelo governo alemão.

O Ministério dos Transportes da Baixa Saxônia comprou os trens e agora eles estão sob a propriedade da autoridade ferroviária estatal Landesnahverkehrsgesellschaft Niedersachsen mbH (LNVG). A LNVG começou a buscar alternativas aos trens movidos a diesel há uma década e se comprometeu a adquirir apenas trens movidos a bateria elétrica ou a células de combustível de hidrogênio.

Célula de hidrogênio
Célula de hidrogênio: o que é e como funciona

As células de hidrogênio geram energia limpa e contribuem para a transição energética. Entenda como elas podem mudar o c…

Por que o hidrogênio?

O hidrogênio é obtido a partir de fontes renováveis, em um processo no qual não há a emissão de carbono. Diferente dos combustíveis fósseis, o aproveitamento energético do hidrogênio raramente se dá por sua combustão, mas sim por meio de uma transformação eletroquímica, realizada em células conhecidas como células a combustível.

Brasil prepara-se para iniciar produção de hidrogênio verde

Projetos produtivos e pesquisas acadêmicas tentam colocar o país no mapa mundial do gás sustentável, apontado como o com…

Embora esteja presente em diversos locais, o hidrogênio raramente pode ser obtido diretamente na natureza. Assim, é necessário algum tipo de processamento, caracterizando-o como uma fonte secundária de energia.

As principais fontes de hidrogênio são as fósseis. O processo de separação de hidrogênio consiste basicamente no mesmo para a gasolina, nafta, metanol ou até outras fontes renováveis, como o etanol. Entretanto, a eletrólise da água é considerada como o método mais viável para a produção de hidrogênio verde como um meio versátil de armazenamento e transporte de longo alcance para a energia renovável intermitente.

Bicicleta pode rodar até 80 quilômetros movida só por hidrogênio

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder 1. Engenheiro elétrico projetou veículo que está em fase de testes Engenheiro e…

Mesmo sem aparecer novas tecnologias, a eletrólise está ficando cada vez mais barata. No entanto, comparada a outros processos, sua utilização ainda é muito pequena, representando 0,1% da produção global de H2. O custo da energia elétrica envolvido nessa reação pode ser decisivo para essa modalidade, já que a energia dispendida para produção do gás puro sempre é maior do que aquela que o hidrogênio pode oferecer para uso.

Usando eletrólise, o hidrogênio será produzido localmente no futuro. Para se ter uma ideia, cada tanque de hidrogênio permite que o trem rode mil quilômetros, emitindo apenas vapor e água condensada, podendo atingir a velocidade máxima de 140 km/h. 

Iniciativas promissoras

Atualmente,  apenas cinco trens estão em uso. As restantes unidades deverão integrar a frota até ao final de 2022, substituindo os 15 comboios a gasóleo da rede e poupando anualmente cerca de 1,6 milhões de litros de gasóleo e 4.400 toneladas de CO2.

Dois ônibus movidos a hidrogênio passam a circular de forma definitiva em São Paulo

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder 1. Os veículos, que passam a integrar a frota de transporte público da região,…

A iniciativa da Alemanha não é a única tentativa de adaptação climática com a redução do uso de combustíveis fósseis no mundo. No início deste ano, a mineradora australiana Fortescue Metals Group anunciou seu compromisso de tornar suas operações ecologicamente corretas até 2030. Em 1º de março, a empresa anunciou seu primeiro projeto: o primeiro  “Infinity Train” elétrico do mundo  que se carrega por gravidade e pode transportar toneladas de minério de ferro sem precisar ser carregado.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais