Tenha um Dia dos Namorados sustentável

eCycle

Escolha programas românticos e presentes criativos ecologicamente corretos para celebrar a data

O Dia dos Namorados é uma oportunidade não só para demonstrar amor pela pessoa que o cupido flechou, mas também pelo nosso planeta. Alguns programas diferentes e ecologicamente corretos, além de presentes criativos e sustentáveis, são uma boa opção para sair do comum e surpreender quem você ama. Um passeio pela montanha, um jantar caseiro à luz de velas ou um presente feito à mão são formas sustentáveis e originais de expressar o seu amor. Aproveite também para romper de vez com os plásticos descartáveis!

Presentes feitos à mão costumam ter grande valor sentimental. Em vez de comprar cartões prontos com mensagens de Dia dos Namorados em papelarias, faça um cartão reaproveitando papéis antigos como revistas, jornais, contas e envelopes. Além de ser um presente criativo, é bonito, econômico e você ainda consegue evitar as mensagens geralmente bregas e repetitivas dos cartões prontos. Você pode usar a sua criatividade para fazer outros presentes criativos com suas próprias mãos, como montar um vasinhos com flores, fazer algum cosmético natural ou até um novo móvel. Leia mais sobre esse tema para se inspirar:

Almoço e jantares românticos estão entre os programas favoritos dos casais neste dia. Então que tal escolher um restaurante vegetariano? A comida é saudável e o ambiente desses estabelecimentos costuma ser muito agradável. Vale a pena procurar um lugar com uma decoração verde - em alguns lugares é possível comer e ainda comprar um vasinho para enfeitar a casa do casal ou da pessoa amada.

Se você não é muito fã do "faça você mesmo", mas não dispensa um presente em datas comemorativas, invista em roupas e objetos que respeitem o meio ambiente e utilizem materiais sustentáveis. É possível investir em produtos de beleza feitos com matérias-primas ecologicamente corretas e orgânicas, biojoias, produtos biodegradáveis e itens feitas com material reciclado.

Para que seja um Dia dos Namorados ainda mais sustentável, você pode embalar esses presentes de modo criativo, evitando o uso de papéis plastificados. Saiba mais nas matérias: "Embalagem para presentes: faça você mesmo" e "[Vídeo] Faça você mesmo: sacola de papel para presentes".

Use produtos naturais e biodegradáveis também na hora do sexo - muitos lubrificantes e preservativos são feitos com plásticos que podem contaminar você e seu parceiro e ainda correm o risco de escapar para o meio ambiente. Tenha também o cuidado de fazer o descarte correto desses produtos!

Para tornar o Dia dos Namorados ainda mais romântico, deixe o carro em casa. Faça passeios ao ar livre em parques e praças na sua cidade, visite e apoie instituições de preservação ambiental. E não se esqueça de sempre levar o seu lixo com você em trilhas e praias: nada mais romântico do que ser sustentável e cuidar do planeta em que vivemos.

Vale lembrar que romper com os plásticos de uso único é sempre uma boa pedida (para o Dia dos Namorados e também ao longo do ano todo). Confira o vídeo da ONU "Termine com os plásticos descartáveis", parte da campanha Mares Limpos.



Agora você já sabe como ter um Dia dos Namorados sustentável!


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail