Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Descubra cinco motivos para abandonar os sacos plásticos e adotar os sacos de pano

Os sacos de pano representam uma alternativa ideal para quem quer reduzir o consumo de plástico. Isso porque são acessíveis, práticos, bonitos e uma escolha muito mais sustentável para quem quer preservar o meio ambiente. Na Alemanha, por exemplo, o uso dos sacos de pano para fazer compras já é uma realidade. No Brasil, é tendência entre pessoas que adotam hábitos sustentáveis de consumo e estilo de vida.

Por que abandonar os sacos de plástico

Você sabia que as inofensivas sacolinhas de supermercado levam 450 anos para se decompor na natureza? E já ouviu falar que, em 2050, haverá mais plástico do que peixes no oceano?

Saco de lixo com jornal no lugar da sacola plástica

Na última década, sugestões para reduzir os danos do plástico no meio ambiente têm ganhado espaço na mídia, nas políticas públicas e em rodas de conversa. E não é para menos! Conforme dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2018, os oceanos recebem, anualmente, a impressionante cifra de 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos. No mundo, mais de 500 bilhões de sacos plásticos são distribuídos por ano.

Além disso, a produção desse tipo de saco exige um alto custo ambiental, uma vez que ele é feito com petróleo e gás natural, recursos naturais não renováveis. O descarte indevido desse produto ainda provoca a morte de diversos animais, alagamentos e entupimento de bueiros nas cidades.

A boa notícia é que pequenas atitudes podem causar grandes impactos na natureza. Uma delas é a substituição das sacolas de plástico pelos sacos de pano – que, além de acessíveis, são reutilizáveis e muito mais bonitos.

Sacos de pano
Saco de pano. Imagem de Customerbox no Unsplash

Confira cinco razões para usar sacos de pano

São práticos e versáteis

Existe uma infinidade de modelos que você pode escolher, um deles é o TNT. Por serem mais bonitos que os sacos plásticos, seu uso não se mantém restrito às compras de mercado e feira. Os sacos de pano podem ser uma ótima opção para ir à praia, sair com os amigos, caminhar no parque ou, simplesmente, dar um passeio na rua, substituindo a bolsa comum. Além disso, são fáceis de limpar – você pode até lavá-los na máquina, junto com suas roupas.

São confortáveis e resistentes

Os sacos de pano podem suportar muito mais peso do que os de plástico. Além das compras de mercado, você pode levar dentro deles objetos diversos, como livros, cadernos, notebook e o que mais desejar! Dependendo do material, os sacos podem carregar até 15 quilos – muito mais do que os sacos plásticos comuns. A alça garante conforto e evita dores provocadas pelo excesso de peso.

É possível personalizar seus sacos de pano e deixá-los com a sua cara

Existem diversas lojas, físicas e online, que prestam serviços de personalização de sacos de pano. Você pode selecionar uma estampa entre as disponibilizadas pela marca ou imprimir a imagem que escolher. Na hora da criatividade, vale tudo: retrato de casal, foto do seu pet, sua frase preferida, a capa do seu CD favorito… Você decide!

São econômicos

Como não são descartáveis, os sacos de pano podem durar anos se forem mantidos em boas condições de uso e higiene. Hoje em dia, os sacos de plástico nos mercados costumam ser pagos – e você só os utiliza uma ou duas vezes. Por isso, no fim das contas, os sacos poderão representar uma economia considerável no seu orçamento.

São sustentáveis – e você espalha uma mensagem

Aposto que você já viu alguém carregando um saco de pano como bolsa na rua e pensou: “Eu poderia fazer isso também!”. Esse tipo de saco é sustentável não somente pelo material utilizado ou por seu processo de produção – ele também espalha, sozinho, a mensagem da sustentabilidade. Por isso, utilizá-lo como acessório pode influenciar outras pessoas a adotarem essa ideia também. Afinal, influenciar positivamente as pessoas faz parte de um estilo de vida sustentável… e ainda ajuda a preservar o planeta!

lixo-plastico
Os oceanos estão virando plástico

Qual o tecido de pano de saco?

Em geral, a maioria dos panos de saco são feitos com o algodão como sua matéria prima. Entretanto, existem diversos modelos para se escolher. Porém, como uma alternativa sustentável, prefira tecidos biodegradáveis.

O pano cru, por exemplo, é um tipo de pano de algodão utilizado na confecção de sacos de pano. A sua diferença é que ele não passa por processos de tingimento.

Desvantagens dos sacos de pano

Apesar de serem uma alternativa sustentável para sacolas de plástico, os sacos de pano também podem ter um impacto negativo no meio ambiente. A produção em massa e o consumo desenfreado desses itens apresentam um novo problema.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pelo Ministério de Desenvolvimento e Comida da Dinamarca, um saco de pano deve ser usado 20 mil vezes para compensar o impacto de sua produção — o que equivale ao seu uso diário por 54 anos.

Porém, ainda assim é impossível comparar a produção de plástico com a produção do algodão usado na confecção dos sacos. O plástico sozinho tem grande parte na emissão de gases do efeito estufa.

O que fazer?

Parece ser um problema sem solução, mas não precisa ser. A redução de plástico em si já é extremamente benéfica para o meio ambiente, e o uso de sacos de pano é um fator para que isso aconteça. Porém, é de extrema importância que essa substituição seja feita de um jeito consciente.

Os sacos de pano estão na moda. Existem diversas estampas para escolher e seu preço acessível possibilita o consumo desenfreado do produto. É importante lembrar das consequências da produção dessas sacolas — além de consumir muita água, a sua confecção pode ser derivada de trabalho escravo. Aprofundar uma pesquisa antes de comprar já é um passo à frente.

Além disso, é possível ser consciente no descarte dos sacos de pano. Apenas 15% das 30 milhões de toneladas de algodão são descartadas corretamente em aterros têxteis. E embora as sacolas possam ser reaproveitadas, muitas das tintas usadas na pintura de logos e marcas não podem ser quebradas quimicamente. Nesse caso, a estampa deve ser cortada e descartada no lixo normal.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais