Areia: o que é e qual sua composição

eCycle

A areia é composta por um conjunto de partículas que se forma a partir da erosão das rochas

A areia é composta por um conjunto de partículas de rochas degradadas. A Geologia define areia como a fração granulométrica de solos ou sedimentos com tamanhos entre 0,06 e 2 mm. Ela é formada na superfície da Terra a partir da erosão das rochas e, por ser produto de processos sedimentares, a areia aparece em uma etapa intermediária do ciclo de vida das rochas.

Os tipos de areia são divididos granulometricamente. A Granulometria ou Análise Granulométrica dos solos é o estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo. Ou seja, permite determinar as dimensões das partículas do material e de suas respectivas porcentagens de ocorrência. Assim, a areia é classificada em três categorias:

  • Areia fina (entre 0,06 mm e 0,2 mm);
  • Areia média (entre 0,2 mm e 0,6 mm);
  • Areia grossa (entre 0,6 mm e 2,0 mm).

Composição da areia

Apesar de ser formada principalmente por quartzo, a areia pode agregar outros minerais em sua estrutura. Isso acontece porque a composição da areia depende diretamente da rocha que a formou e da quantidade de transporte e alterações às quais foi submetida.

As areias mais comuns são as areias quartzíticas, de cor clara, que apresentam o quartzo como componente predominante, o que se explica pela maior resistência desse mineral às ações dos agentes externos. No entanto, elas podem agregar minerais como feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, monazita e cassiterita à sua composição

A cor da areia também pode variar, já que está relacionada com as rochas da região. No litoral de São Paulo, por exemplo, a presença de rochas cristalinas como o granito, ricas em quartzo, se reflete na característica das praias.

Propriedades da areia

As propriedades das areias dependem de sua história sedimentar, que é relacionada com contextos geológicos e climáticos. O grande número de fatores que interagem entre si, relacionados a esses dois tipos de contexto, explica a imensa diversidade dos tipos de areia, tanto do ponto de vista da composição quanto de seu aspecto.

Onde a areia é encontrada?

Um estudo realizado no município de Ribeirão Preto sobre a concepção que a comunidade escolar tem com relação ao ciclo da areia e seus conhecimentos acerca dos reservatórios e fluxos de areia na natureza evidenciou que alunos e adultos atribuem a proveniência da areia às praias, rios e desertos e que ela seria transportada pelo vento. No entanto, a areia também pode ser fartamente encontrada em outros sítios ou sistemas terrestres em que predomina a deposição de sedimentos, como rios, ergs em desertos, recifes de corais submersos, campos de dunas costeiros ou geleiras.

Areia de ambientes fluviais

Esse tipo de areia contém quartzo e minerais como mica, feldspato, piroxenas, granadas e olivinas. Os grãos desse ambiente são angulosos, porque estiveram sujeitos a pouco transporte. Além disso, possuem algum brilho, que se deve ao fato de terem sido transportados pela água.

Areia de ambientes marinhos

Normalmente, a areia desses ambientes é homogênea, uma vez que a energia das ondas é constante. Os grãos de areia são brilhantes e muito polidos, já que são constantemente transportados pelas ondas. As características das areiasde ambientes marinhos variam de acordo com as rochas originárias e a energia das ondas do local.

Areia de ambientes de dunas

As areias desse tipo são finas, leves e homogêneas. Apresentam superfície pontiaguda e opaca devido aos choques com outros grãos. Além disso, os grãos presentes em dunas contém quartzo, uma vez que esses são facilmente transportados pelo vento.

Usos da areia

  • A areia é o principal componente do concreto;
  • A areia é muito utilizada na produção de vidro;
  • Em nevascas ou quando há presença de gelo, a areiaé espalhada nas estradas para dar maior tração aos pneus, evitando acidentes;
  • Fábricas de tijolos utilizam areia como aditivo à mistura de argila para a fabricação de tijolos;
  • Muitas vezes, a areia é misturada com tinta para criar um acabamento texturizado para paredes e tetos;
  • A areia fina é usada, junto com outras substâncias, como composto de filtros de água;
  • Solos arenosos são ideais para certos tipos de culturas, como melancia, pêssegos e amendoim, além de serem ideais para a produção leiteira intensiva, devido às suas excelentes características de drenagem;
  • A areia é utilizada em paisagismo para fazer pequenas colinas e declives;
  • Sacos de areia são usados para proteção contra inundações;
  • Ferrovias usam areia para melhorar a tração das rodas sobre os trilhos;
  • A areia é largamente utilizada na fabricação de argamassas para piso e reboco;
  • A areia do deserto poderia ser utilizada em instalações de energia solar concentrada para armazenar energia térmica até 1000 °C.

O que as areais nos contam sobre um lugar?

A professora Christine Laure Marie Bourotte, do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do IGc, em São Paulo, criou um acervo com inúmeras amostras de partículas de areiade diferentes partes do planeta para mostrar a diversidade do sedimento.

Uma parte do acervo está on-line e qualquer pessoa pode conhecer esse mundo microscópico, que vai além da beleza e traz informações científicas sobre a história de uma região. Saiba mais sobre o tema na matéria: "O que as areias nos contam sobre um lugar?"



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×