Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Estratégias usadas para combater sintomas causados pelo ar seco envolvem uso de soro fisiológico, gotas nasais e umidificador de ar

Imagem: Jonathan Borba em Unsplash

O ar seco, especialmente nas épocas de inverno, faz com que nossas narinas, a pele e os lábios fiquem ressecados. O professor Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), comenta como essa característica do inverno interfere em nossa saúde, já que as vias aéreas respiratórias são responsáveis por aquecer o ar e filtrar as impurezas.

Quando o ar seco predomina, a pressão sobre as vias aéreas aumenta, fazendo com que elas se desidratem. Os mecanismos corporais humanos de remoção de micro-organismos dependem da umidade do ar para manter as vias aéreas hidratadas. Se elas ficam muito secas, suas funções são comprometidas, o que deixa nosso corpo vulnerável às doenças respiratórias.

Em época de seca, os poluentes atmosféricos e as partículas que contêm substâncias tóxicas ficam muito mais tempo em suspensão e, consequentemente, os indivíduos inalam mais impurezas. “Muitas dessas partículas carregam vírus e bactérias que causam algumas doenças infecciosas, cardiovasculares e respiratórias”, explica Saldiva.

O professor comenta que os vírus de transmissão interpessoal, como o influenza e o novo coronavírus, dependem da proximidade de pessoas infectadas. Neste caso, ele explica que nós somos os vetores desse tipo de doença. “Infelizmente, a Covid-19 chega no Brasil no momento propício para a disseminação de doenças virais.”

Os sintomas causados pelo ar seco, por outro lado, dependem mais do ambiente externo. Por isso, o professor Paulo Saldiva dá algumas dicas de o que fazer para evitar que o ar seco cause estragos em suas vias aéreas. Para os olhos, é possível usar soro fisiológico para manter a hidratação. O nariz pode ser hidratado com gotas nasais que não tenham medicação, de quatro em quatro horas. A pele pode ser hidratada com cremes (de preferências a opções naturais).

Se estiver em casa, é bom umidificar o ar, especialmente das 10h30 às 15 horas, o período de maior secura do ar. De noite, uma boa opção é colocar uma bacia com água embaixo da cama ou uma toalha molhada na cabeceira.



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais