Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Estudo quantitativo na Suécia aponta o desperdício de pão como prejudicial ao meio ambiente

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Cerca de 80 mil toneladas de pão são desperdiçadas por ano na Suécia, indica estudo realizado na Universidade de Borås. O condutor da pesquisa, Pedro Brancoli, acredita que o alimento poderia ser reutilizado na confecção de novos produtos. 

O pão descartado poderia virar matéria-prima do biogás — um tipo de gás produzido a partir da decomposição de matéria orgânica. Mas, embora isso aconteça, a prática não é tão popular e não chega a reduzir as toneladas de desperdício. 

Além do problema óbvio do desperdício, que inclui a fome mundial, o descarte desses alimentos também é prejudicial ao meio ambiente. 

A produção do pão depende de diversos fatores contribuintes para a poluição e para a escassez de matéria-prima. O uso da água, do solo e da energia necessários para o setor alimentício afeta diretamente o meio ambiente e pode resultar na piora do aquecimento global. 

Embora não exista uma solução global para evitar esse impacto, lutar contra o desperdício pode ser uma chave para diminuí-lo. Desse jeito, o uso desses recursos não seria em vão. 

Pão “reciclado”

Uma estratégia para acabar com o desperdício, segundo a pesquisa, é a “reciclagem” do pão. O alimento, em vez de ser jogado fora, pode ser um material na confecção de diversos outros produtos. Entre eles estão o etanol, ração animal, cerveja e substrato para cultivar fungos.  

É possível que o pão vire parte de uma economia circular, onde não há desperdício e tudo que possa ser reaproveitado, é utilizado. Porém, isso ainda depende dos produtores e da indústria alimentícia que comercializam o alimento. 

O investimento na redução do desperdício e na reutilização dos pães pode ser uma chave para o impacto negativo de sua produção no meio ambiente.

O consumo consciente também tem um papel importante nesse ciclo. As 80 mil toneladas de pão desperdiçado na Suécia equivalem a 8 kg por pessoa, isso pode indicar que o problema está mais próximo do que se imagina. É necessário, também, reduzir o desperdício em casa.