Tempero gersal: benefícios e como fazer

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Gersal ajuda a reduzir ingestão de sódio, é fonte de minerais, vitamina B6, proteínas, gordura benéfica, fibras e é fácil de fazer 

Gersal

Gersal é um tempero de origem japonesa que proporciona muitos benefícios para a saúde. Além de realçar o sabor dos pratos, ele é muito fácil de fazer em casa.

Chamado originalmente de gomasio, o termo "gersal" é a junção das palavras "gergelim" e "sal". Isso porque o gergelim (as sementes) e o sal são os seus ingredientes.

Benefícios do gersal

O cloreto de sódio (NaCl), conhecido popularmente como sal de cozinha, é um composto iônico cuja constituição é de aproximadamente 40% cloro e 60% sódio. Ele está presente em tudo, do nosso sangue aos oceanos, e possui quase 14 mil usos conhecidos.

O sal de cozinha é um nutriente essencial, ou seja, não é produzido no nosso corpo. O corpo humano contém aproximadamente 0,15% de sal (em uma pessoa que pesa 50 kg, há 75 g de sal). Ele é um eletrólito que atua conduzindo eletricidade e mantém nossas células, músculos e sistema nervoso funcionando. Dessa forma, o sódio facilita essa transmissão de eletricidade no corpo humano.

Outro fator importante do seu consumo é que o sal de cozinha possui iodo adicionado em sua composição, fato que ajuda na prevenção de doenças causadas pela deficiência dessa substância, como o bócio, anomalias congênitas, surdo-mudez, retardo mental e aumento no volume da glândula da tireoide.

Entretanto, o sódio (Na) presente no sal, se consumido em excesso, pode ser nocivo para a saúde.

Os produtos industrializados possuem quantidades exorbitantes de sódio, o que faz com que parte considerável dos brasileiros consuma sódio em excesso. Para amenizar esse problema, além de reduzir o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, você pode salgar suas refeições com gersal. Acrescentando gergelim ao sal você diminui a quantidade de sal ingerido - diminui, portanto, a ingestão de sódio - sem abrir mão do sabor.

Mas reduzir a quantidade de sódio ingerido não é o único benefício do gersal. As sementes de gergelim contêm 52% de gorduras benéficas e são constituídas por ácidos graxos insaturados, que contribuem para a redução dos níveis de colesterol. Além disso, elas são abundantes em fibras, proteínas, tiamina, vitamina B6, folato, triptofano e minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, manganês, cobre e zinco. Para conhecer mais benefícios do gergelim dê uma olhada na matéria "Benefícios do gergelim".

Como fazer gersal

Ingredientes

  • 10 colheres de sopa de gergelim torrado
  • 1 colher de sopa de sal

Modo de preparo

Se as sementes de gergelim que você adquiriu são compradas a granel, dê um lavada para retirar possíveis restos de terra e outros resíduos.

Aqueça uma panela antiaderente. Em seguida, em fogo baixo, coloque o sal na panela, deixe três minutos e reserve (se o sal estiver úmido deixe mais tempo). Adicione o gergelim na panela (sem usar óleo) e, mexendo, deixe fritar durante mais ou menos três minutos, evitando queimar ou torrar demais para não adquirir sabor amargo.

Para adquirir aspecto de pó, macere o gergelim com o sal no suribachi ou bata no liquidificador. Pronto, só esperar esfriar e armazenar seu gersal em um pote de vidro para usar em suas receitas.



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