Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Chá de ipê-roxo é feito a partir da casca da árvore e ajuda a tratar inflamações e úlceras

O ipê-roxo é uma árvore de nome científico Handroanthus impetiginosus encontrada na América do Sul. Também conhecida por seus nomes populares ou sinônimos como piúva, pau-d’arco, piúna, ipê-roxo-de-bola, ipê-una, ipê-roxo-grande, ipê-de-minas, piúna-roxa, Tabebuia impetiginosa, handroanthus heptaphyllus, Tabebuia avellanedae, a árvore ipê é muito conhecida por seu uso medicinal e como madeira de lei, sendo classificada como Panc (Planta Alimentícia não Convencional).

O ipê-roxo é originário da mata atlântica brasileira, no centro oeste, mas também ocorre no cerrado, sendo uma árvore nativa do Acre, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.

Entretanto, a árvore ipê-roxo pode ser encontrada na arborização urbana da Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela, El Salvador, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá e México.

Ipê-rosa

Dentro da comunidade científica, existe uma crença compartilhada por muitos de seus membros de que a Handroanthus avellanedae pode ser considerada idêntica ao ipê-roxo, o que leva à categorização dessas duas variantes como uma única espécie.

Apesar disso, uma divergência de opiniões surge entre os botânicos, que sustentam uma ideia diferente, argumentando que a Handroanthus avellanedae representa outra variação das árvores ornamentais de ipê.

Essa variedade, caracterizada por suas folhas cor-de-rosa, é popularmente denominada de ipê-rosa. Essa visão contrasta com a interpretação do Handroanthus impetiginosus, cujas flores em tons de roxo compõem um cenário distinto no espectro das cores.

Quais são os benefícios do ipê-roxo?

ipê-roxo
Foto de Victória Duarte na Unsplash

No conhecimento popular tradicional, o chá de ipê-roxo serve para tratar inflamações, úlceras, infecções bacterianas e fúngicas.

Além disso, o uso medicinal do ipê se dá pela ingestão do chá da casca da árvore.

Um estudo publicado pela revista Phytotherapy Research avaliou a propriedade cicatrizante do extrato etanólico da casca da árvore ipê-roxo e chegou a resultados que vão ao encontro do conhecimento tradicional já consolidado na população.

O estudo induziu o desenvolvimento de úlceras gástricas crônicas em ratos e os tratou com extrato etanólico de ipê-roxo duas vezes ao dia durante sete dias.

Ao final da análise, houve redução em quase metade das úlceras gástricas tratadas com o extrato de ipê-roxo. O estudo concluiu que os compostos presentes na casca da árvore ipê-roxo apresentam propriedades significativas capazes de proporcionar a cicatrização das úlceras gástricas. O efeito se dá pelo aumento do conteúdo de muco e da proliferação celular, confirmando a utilidade do ipê-roxo para o tratamento desse tipo de condição.

Um estudo publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” concluiu que a casca do ipê-roxo possui um componente capaz de eliminar um tipo de célula cancerígena.

De acordo com os pesquisadores do estudo, esse componente presente na casca do ipê, chamado de “beta-lapachone” tem potencial para ser utilizado no tratamento de câncer de pulmão.

Como fazer chá de ipê-roxo

A preparação do chá de ipê-roxo se diferencia do método convencional de preparo de chás, que geralmente envolve a utilização das folhas da planta. Neste caso específico, a infusão é obtida a partir da casca da árvore ipê-roxo.

Para fazer o chá de ipê, é necessáriolevar um litro de água ao fogo. Após começar a ferver, adicione duas colheres de sopa de casca da árvore ipê-roxo e desligue o fogo. Deixe a mistura tampada descansar por dez minutos. Consuma de duas a três xícaras por dia.

Quem não deve tomar ipê-roxo?

Embora contenha diversos benefícios à saúde, o chá pode apresentar alguns efeitos adversos. O seu consumo, por exemplo, não deve ser feito por gestantes ou mulheres que amamentam.  

Em quantidades excessivas o consumo de chá pode resultar em efeitos como náusea, vômito, diarreia e tontura.

Assim como qualquer alimento, o chá deve ser consumido de forma responsável. Portanto, para ter certeza de que o consumo de ipê pode comprometer a sua saúde ou o tratamento de doenças e outras condições de saúde, consulte um médico ou profissional de saúde. 

As informações contidas no site não substituem, em hipótese alguma, o conselho profissional. 

Atenção

Não retire a casca de nenhuma árvore de ipê por conta própria. Isso pode matá-la. Procure por fornecedores que fazem a extração sustentável.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais