Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira uma lista com nove dicas para reduzir os impactos ambientais gerados pelo uso do canudo de plástico

Os canudos são utilizados desde tempos remotos, mas a evolução para os modelos de plástico foi uma péssima opção, pois trouxe consequências ambientais significativas.

Confira modelos e atitudes alternativas que você pode adotar para evitar o impacto ambiental dos canudos de plástico.

Privado: Canudos Reutilizáveis
Diversas opções de canudos de bambu e inox
A partir de R$10,70
Alternativa sustentável
Comprar

História do uso do canudo

Os primeiros canudos datam de 3.000 a.C.. Eles foram feitos pelas sumérias para evitar os subprodutos sólidos da fermentação da cerveja, que ficavam no fundo do copo. O canudo era basicamente um tubo de ouro enfeitado com pedras preciosas azuis, lembrando a bomba de chimarrão e de tererê utilizada pelos gaúchos.

Conheça os tipos de plásticos existentes

Em 1800, o canudo de palha (ou centeio) se tornou popular por ser barato e macio. A desvantagem é que ele se desfazia facilmente com o contato com a água e dava sabor de centeio a todas as bebidas. Para resolver esse problema, surgiu o canudo de papel, que, em 1888, foi adaptado e patenteado por Marvin C. Stone. Com a invenção do plástico, os canudos passaram a ser feitos em larga escala com esse tipo de material.

Por que foi proibido o canudo de plástico?

Os impactos ambientais causados pelo uso de canudo de plástico são vários. Por isso, em alguns estados brasileiros, a proibição do uso de canudos de plástico entrou em vigor. São Paulo, Rio de Janeiro e Pará são alguns locais em que o fornecimento e uso desses objetos foram proibidos. Desse modo, estabelecimentos comerciais devem fornecer canudos de algum material biodegradável, como o papel.

O canudo de plástico representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar até 200 anos para se decompor no meio ambiente!

A produção de canudos de plástico contribui para o consumo de petróleo, uma fonte não renovável; e seu tempo de uso é muito curto – cerca de quatro minutos. Mas o que são quatro minutos para nós equivalem a centenas de anos de poluição para o meio ambiente.

Edifício copan
Imagem “Copan” de Gabriel Fernandes em Flickr (CC BY-SA 2.0)

Se utilizarmos como exemplo canudos de seis milímetros de diâmetro, o volume ocupado pelo total usado pelos brasileiros em um ano equivale a um cubo de 165 metros de aresta, 50 metros mais alto que o edifício Copan, em São Paulo.

Se empilharmos os canudos consumidos pelos brasileiros em um ano em um muro de 2,10 metros de altura, seria possível dar uma volta completa na Terra, em uma linha de mais de 45.000 quilômetros de largura!

plastico
Entenda o impacto ambiental do lixo plástico para cadeia alimentar

Presente nas praias, o canudo de plástico também é fonte de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico, que já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.

E não adianta usar o canudo de plástico, jogar na lixeira e achar que está tudo bem. Mesmo se descartado corretamente, e levado para aterros legalizados, um canudo pode escapar pela ação do vento (principalmente por ser leve) e ser carregado pela chuva para mares e rios, impactando toda a fauna aquática. Estima-se que 90% das espécies marinhas tenham ingerido produtos de plástico em algum momento.

Plástico nos oceanos: qual sua origem?
Baleias e golfinhos sofrem com o excesso de lixo plástico no oceano
Poluição marinha provoca tumores em tartarugas

Alternativas ao canudo de plástico

Mas, então, o que substitui o canudo de plástico? A seguir, destacam-se algumas alternativas e dicas sustentáveis para diminuir os prejuízos causados por esse objeto.

1. Canudo de bambu

Canudo de bambu
Imagem de Louis Hansel por Unsplash

O canudo de bambu é uma alternativa vantajosa, pois provém de fonte renovável (o bambu). É reutilizável, lavável, natural e leve.

2. Canudo de silicone

Apesar de ser mais durável que o canudinho de plástico, o canudo de silicone não é reciclável e, um dia, por desgaste de uso, precisará ser descartado, se tornando uma forma de poluição.

3. Canudos de papel

Os canudos de papel são alternativas menos nocivas do que o canudo de plástico, uma vez que se biodegradam mais facilmente. Entretanto, mesmo que sejam biodegradáveis, os canudos de papel também utilizam recursos naturais para sua produção e, por serem pensados para ser descartáveis, após o uso acabam sendo fonte de poluição até sua completa biodegradação. Dessa forma, tente utilizar canudos de papel reciclável.

4. Canudo de palha

Muito parecido com o canudo de centeio, o canudo de palha, inspirado nos modelos antigos, é um substituto ao canudo de plástico e é muito amigável ao meio ambiente. O canudo de palha é uma opção saudável para o corpo (principalmente se for palha orgânica), leve (fácil de carregar) e biodegradável.

5. Canudo de metal

Canudo de metal
Imagem de Beegreen/Divulgação

Apesar de serem menos leves que os canudos de palha, bambu e papel, os canudos de metal podem ser levados a qualquer lugar. Eles podem ser feitos de inox, aço cirúrgico e alumínio. Esse tipo de canudinho pode ser adquirido em conjuntos e vem com limpadores internos. Eles não são tóxicos e há diversos modelos e tamanhos no estilo metálico.

canudo de inox dentro de um copo com suco de laranja com gelos
Por que aderir ao canudo de inox?

6. Canudo de vidro

Canudo de vidro
Imagem de Giorgio Trovato por Unsplash

Pronto, agora você já pode tomar sua água de coco sem culpa! Afinal de contas, apesar de não ser biodegradável, o canudo de vidro é reciclável, portátil, durável e, além tudo, elegante.

7. Bomba de chimarrão

Para quem já tem bomba de chimarrão em casa e nunca pensou em utilizá-la como uma alternativa ao canudo de plástico, pode começar a usá-la a partir de agora. Algumas bombas de chimarrão (ou tererê, na versão gelada), possuem bombilhas (coador metálico em formato de colher, com pequenos furos para filtrar a erva) rosqueáveis, o que significa que você pode alternar seu uso entre bomba e canudo, conforme a necessidade. Algumas vêm com limpador interno para facilitar a higienização, mas você também pode adquirir o limpador em separado.

8. Use apenas o copo

Com exceção de pessoas que possuem alguma doença que as impede de comer com talheres e de questões de higiene (tomar na latinha não higienizada, por exemplo), o canudo é dispensável. Então que tal utilizar o bom e velho copo? Mas não pode ser descartável!

9. Descarte corretamente

Nem tudo na vida ocorre como planejamos. Muitas vezes o uso do canudo acaba sendo compulsório. Às vezes, mesmo avisando o garçom de que você não deseja um canudo de plástico, seu suco acaba vindo com um – e é por isso que muitas cidades estão aprovando leis que proíbem o uso de canudos de plástico.

Mas, se a sua cidade ainda permite o material e sua bebida veio com um desses canudos, guarde-o para fazer o descarte correto, aumentando as chances dele ser reciclado. Confira quais são os postos de reciclagem mais próximos de sua residência nos mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle. Deixe sua pegada mais leve e contribua para a economia circular do plástico.

New Plastics Economy
New Plastics Economy: o que é e importância

Para saber como reduzir sua produção de lixo plástico, dê uma olhada na matéria:

Como reduzir lixo plástico
Como reduzir o consumo de plástico? Confira dicas

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais