Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A menopausa marca um período significativo na vida de uma mulher, principalmente por levar ao fim a menstruação e a capacidade reprodutiva. Enquanto algumas mulheres começam a experimentar a menopausa logo aos 30 anos de idade, a maioria apresenta os primeiros sintomas da menopausa apenas aos 40 ou 50 anos. Mas, por definição, a menopausa se estabelece somente após 12 meses consecutivos de ausência de menstruação.

Muitas mulheres experimentam sintomas como fadiga, ondas de calor, irritabilidade e insônia, alguns dos quais podem até prejudicar as atividades cotidianas. Para alívio desses sintomas da menopausa existe um tratamento hormonal, mas algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais indesejados e complicações graves. Por isso a busca por tratamento natural para menopausa tem se tornado cada vez maior.

Tratamento natural para menopausa

Uma pesquisa mostrou que a terapia hormonal para os sintomas da menopausa aumenta o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais logo no primeiro ano do uso de hormônios. A pesquisa também mostrou que, se o uso se estender, os riscos se potencializam. Mulheres que usaram uma combinação de estrogênio e progestina como parte do tratamento hormonal desenvolveram um aumento significativo de risco de câncer de mama e morte, bem como câncer de pulmão, doença da vesícula biliar, demência e incontinência urinária. Devido a estes riscos, a National Women’s Health Network recomenda maneiras alternativas para lidar com os sintomas da menopausa.

Manter hábitos alimentares equilibrados, não se expor a trabalhos e relações cotidianas estressantes, praticar atividades físicas, cuidar da saúde mental, evitar contato com substâncias tóxicas como agrotóxicos, produtos de limpeza e higiene são hábitos de vida que contribuem para uma passagem mais leve por essa fase da vida. Mas, além desses fatores, também é possível recorrer aos óleos essenciais como auxiliares no tratamento natural dos sintomas da menopausa.

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Óleos essenciais no tratamento natural para menopausa

Óleo essencial de sálvia esclareia

Um estudo publicado pelo Journal of Phytotherapy Research mostrou que a inalação de óleo essencial de sálvia esclareia reduziu em 36% os níveis de cortisol (hormônio do estresse) em mulheres, ao mesmo tempo em que melhorou os níveis de hormônio da tireoide. Níveis elevados de cortisol podem levar ao ganho de peso, depressão e muitos outros problemas. As mulheres menopáusicas que participaram do estudo foram diagnosticadas com depressão, mas, após o tratamento com o óleo essencial de sálvia esclaréia, apresentaram melhoria no humor e no alívio dos sintomas de depressão.

Óleo essencial de camomila

A camomila é excelente para reduzir os sintomas de estresse e as ondas de calor da menopausa. Ao combinar o óleo essencial de camomila com o óleo essencial de sálvia esclaréia, você obtém benefícios múltiplos das duas plantas.

Um estudo britânico mostrou que a camomila melhora o humor e a qualidade do sono, fatores que também influenciam os níveis de estresse e depressão.

Óleo essencial de tomilho

O óleo essencial de tomilho é um poderoso antioxidante e tem sido usado para fins medicinais desde os tempos antigos. O óleo essencial de tomilho apresenta efeitos benéficos para os sistemas digestivo, respiratório, imunológico, nervoso e de outros órgãos. Para mulheres na menopausa, ele é excepcional, pois melhora os níveis hormonais e os sintomas da menopausa.

De acordo com um estudo que testou 150 ervas e seus efeitos nos níveis de hormônios femininos (estradiol e progesterona), o óleo essencial de tomilho ficou entre as seis substâncias mais capazes de equilibrar os hormônios femininos naturalmente, o que significa que ele ajuda a aliviar o estresse, reduzir a ansiedade e a inquietação, sendo um aliado no tratamento natural da menopausa.

Óleo essencial de gerânio

O óleo essencial de gerânio é conhecido por ser calmante, revitalizante e desintoxicante. Ele pode ajudar a melhorar a pele seca, um dos sintomas da menopausa. Ele também é considerado um regulador poderoso dos níveis hormonais, com a capacidade de reduzir a ansiedade e a irritação, promover sensação de satisfação e aliviar mudança bruscas de humor. Uma pesquisa feita com mulheres durante a menopausa mostrou que, após massagens aromaterápicas com óleo essencial de gerânio e óleo de amêndoas, houve melhorias no humor e nos quadros de depressão.

Como usar

Para usufruir dos benefícios aromaterápicos dos óleos essenciais, o ideal é pingar de três a dez gotas do(s) óleo(s) essencial(is) de sua preferência em um difusor ou diluir três gotas do óleo essencial em meia xícara de óleo carreador (pode ser óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de semente de uvas, entre outros óleos vegetais neutros) e aplicar no corpo inteiro por meio da massagem. Outra maneira de usar os óleos essenciais para o tratamento natural da menopausa é fazer sinergias (misturas) de óleos essenciais nos difusores, basta aplicar uma gota de cada óleo essencial de sua preferência. Entenda mais sobre os benefícios dos óleos essenciais na matéria: “O que são óleos essenciais?“.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais