Entenda o que são as soluções baseadas na natureza e porque é importante aplicá-las

Imagem: Parque dos Manguezais, em Recife. Área de preservação ambiental protege a biodiversidade e melhora a qualidade do ar na cidade. CC BY 3.0 br.
O avanço da sociedade humana trouxe consigo uma grande - e nociva - carga de alteração no ambiente natural. Se o Homo sapiens começou a estruturar sua cultura de modo mais elaborado há 70 mil anos, nos últimos 60 anos impusemos mudanças drásticas à natureza, poluindo, desmatando, esquentando o planeta e diminuindo suas proteções atmosféricas.
A Avaliação Ecossistêmica do Milênio (Millennium Ecosystem Assessment, no original em inglês), programa de pesquisas sobre mudanças ambientais lançado pela ONU e cujos primeiros resultados foram divulgados em 2005, foi que concluiu que nós, humanos, mudamos o ambiente natural mais rapidamente nos últimos 60 anos do que nunca antes na História do planeta - que já conta com 3,8 bilhões de anos.
Foi pensando em como conter essas interferências humanas sobre o meio ambiente que a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), a maior organização internacional dedicada à conservação dos recursos naturais, cunhou a expressão "Soluções Baseadas na Natureza" (SbN).
As SbN são baseadas em sete princípios:
- Entregar uma solução efetiva para um desafio global utilizando a natureza;
- Fornecer benefícios da biodiversidade em termos de diversidade e ecossistemas bem manejados;
- Apresentar a melhor relação custo-efetividade quando comparada com outras soluções;
- Ser comunicada de maneira simples e convincente;
- Poder ser medida, verificada e replicada;
- Respeitar e reforçar os direitos das comunidades sobre os recursos naturais;
- Atrelar fontes de financiamento público e privadas.
A ideia é substituir as intervenções humanas poluidoras ou ecologicamente agressivas por práticas sustentáveis, inspiradas em ecossistemas saudáveis e que sirvam para enfrentar desafios urgentes. Um bom exemplo é a criação de parques, que traz diversos benefícios à saúde: além da melhora na qualidade do ar promovida pela arborização, há ainda a possibilidade de instalação de equipamentos de esporte e lazer, que estimulam a prática de atividades físicas. Tudo isso reduz os gastos com saúde pública e ajudam a reduzir o aquecimento global e o buraco na camada de ozônio.
As soluções baseadas na natureza andam em conjunto com a economia verde e a busca por atingir os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Elas ajudam a lidar com problemas urgentes, como o avanço do nível do mar e a escassez hídrica.
As soluções são uma forma de incentivar empresas e cidadãos a pensarem sobre seu impacto ambiental, quais os custos envolvidos em seus lucros e quais os métodos de produção utilizados pelos produtores dos itens que são consumidos. O grande desafio é incluir esses custos na conta de produção, ao invés de focar apenas no lucro imediato.
O vídeo, em português, explica um pouco mais sobre as soluções baseadas na natureza.