Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Veja tipos de cisternas e as vantagens e desvantagens de diversos modelos

Existem diversos tipos de cisterna que podem ser a solução ideal para quem busca armazenar água, principalmente a da chuva.

Utilizar a água da chuva é, em si, um ato ambientalmente amigável. Essa é uma atitude ecologicamente responsável, pois permite o aproveitamento da água da chuva em vez de utilizar o precioso recurso hídrico potável, diminuindo a pegada hídrica. Mas você também pode usar a cisterna para fazer o reúso da água da máquina de lavar, do ar-condicionado, entre outras.

Captação de água da chuva
Captação de água da chuva: conheça as vantagens e cuidados necessários para o uso da cisterna
Cisterna usada para o armazenamento de água de reúso em Brasília
Água cinza: como aproveitar a água de reúso

Alguns tipos de cisternas podem ser instalados em qualquer ambiente: rural ou urbano, casa ou apartamento. E representam uma economia de 50% na conta de água.

As cisternas possuem diferentes capacidades de acordo com as suas necessidades. Há modelos de minicisterna e cisternas em vários tamanhos, de 80 litros, mil litros e até 16 mil litros.

O reúso da água torna possível o seu reaproveitamento em atividades do dia a dia que não necessitam de água potável, como a lavagem de quintais, irrigação de hortas, lavagem de carros e outras limpezas em geral. Entretanto, são necessários alguns cuidados para evitar riscos à saúde, como a proliferação do mosquito da dengue. Conheça diversos tipos de cisterna e saiba qual cisterna ecológica é a melhor para o seu uso.

Cisternas
Ideal para coleta de água de chuva ou para armazenar água potável. Fácil instalação
A partir de R$177,00
Economia na conta de água
Comprar

Tipos de cisternas

Cisterna de alvenaria

tipos de cisternas

Um dos modelos de cisternas existentes é a cisterna de alvenaria. Ela é feita, basicamente, de cimento, tijolos e cal. A vantagem desse tipo de cisterna é sua grande capacidade de armazenamento. Por outro lado, a cisterna de alvenaria exige um grande investimento financeiro, muito espaço, obras de engenharia e não oferece proteção contra algas e micro-organismos.

As cisternas de alvenaria são muito utilizadas no Nordeste do país e têm representado uma forma de autonomia no suprimento de água, principalmente para mulheres.

Cisterna de fibra de vidro

Os modelos de cisterna de fibra de vidro normalmente são compostos também por plástico, o que confere a esses tipos de cisternas uma significativa resistência. As cisternas de fibra de vidro são leves e mais baratas do que as cisternas de alvenaria. Entretanto, a cisterna de fibra de vidro possui uma vedação precária, o que pode torná-la um ambiente para a proliferação do mosquitos vetores de doenças como a dengue.

Cisternas de plástico rotomoldado

tipos de cisternas
Imagem: divulgação/Tecnotri

A cisterna vertical modular é uma cisterna ecológica produzida em polietileno a partir do processo de rotomoldagem (que a torna mais leve, durável e resistente). Esses tipos de cisternas possuem diversas capacidades, são compactos e não precisam ser enterrados, o que diminui os custos de instalação. Práticas, essas cisternas podem ser usadas em casas, prédios, condomínios e em sacadas, terraços ou até como decoração de jardim, sendo fáceis de instalar no sistema de calhas. Por ser modular, você pode comprar quantas cisternas quiser e acoplá-las para conseguir maior número de litros armazenados. Esses tipos de cisternas estão disponíveis em diversos modelos e cores; possuem filtro clorador, filtro antifolhas, decantador e filtro fino. Confira o vídeo abaixo para entender com mais detalhes:

Cisterna de plástico slim

cisterna de plástico vertical waterbox é uma solução prática, versátil e bonita para que todos possam poupar recursos hídricos, independente do tipo de água que se deseja reaproveitar e da disponibilidade de espaço. O modelo slim é fino e se adapta a espaços reduzidos (até apartamentos) e possui um design moderno.

Cada cisterna waterbox tem 1,77 m de altura, 0,55 m de largura, profundidade de 0,12 m e comporta até 97 litros de água! A característica modular permite que você conecte mais de uma na outra, expandindo o armazenamento de acordo com sua necessidade e disponibilidade de espaço.

Os tanques possuem proteção UV-8, que os tornam resistentes aos raios solares, inibindo a formação de algas e limo. As Waterbox evitam a contaminação da água, pois o reservatório é fechado, longe de poeira e contaminação de mosquitos, vermes e ratos, evitando doenças como dengue, chikungunya e leptospirose.

Waterbox
Cisternas verticais: opções residenciais para captação de água de chuva

Minicisterna

tipos de cisternas
Imagem: divulgação/Casologica

As cisternas Casológica são acopladas diretamente nas calhas para a captação da água. A água da chuva é levada pelas calhas a um filtro, onde são eliminadas mecanicamente as impurezas, como folhas ou pedaços de galhos. Além disso, é importante ressaltar que a cisterna possui um separador da primeira água da chuva, que pode conter sujeiras do telhado. A Minicisterna Casológica tem capacidade de 80 e 240 litros e tem uma torneira em sua parte inferior para facilitar a utilização.

O produto foi adaptado por uma equipe de biólogos e engenheiros ambientais. Ele é confeccionado em polietileno de alta densidade. As dimensões da minicisterna são de 52 cm x 107 cm. Inclui filtro autolimpante, separador da primeira água da chuva, redutor de turbulência, torneira de 3/4 de ferro e ladrão em PVC. A cisterna atende a todos os padrões da norma ABNT NBR 15.527:2007, destinada ao aproveitamento da água de chuva de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis.

O sistema permite ampliação. É possível acoplar uma minicisterna em outra, somando suas capacidades de armazenamento. Vazia, a cisterna pesa oito quilos, mas vale lembrar que cada litro de água armazenado corresponde a um quilo, portanto, é importante colocá-la em um local que aguente o seu peso cheia.

mini-cisterna-captaco-de-agua-da-chuva
Minicisterna: reaproveitamento de água ao seu alcance

Para garantir a segurança e evitar a contaminação de vetores de doenças, todas as entradas e saídas são protegidas por telas de mosquiteiro, mantendo longe o Aedes Aegypti e outros insetos.

Para evitar a transmissão de doenças, higienize sua cisterna a cada seis meses. Calhas acumulam sujeira, por isso, os primeiros litros d’água devem ser rejeitados para evitar qualquer tipo de contaminação.

São tantos tipos de cisternas e vantagens que é difícil encontrar desculpas para não começar agora o reúso da água no seu cotidiano. Uma ação simples, que não demanda muito esforço, proporciona economia na conta de água, o que garante o rápido retorno do investimento, e ainda traz grandes benefícios ao meio ambiente. Você preserva bens hídricos e diminui sua pegada hídrica.

Cisternas
Ideal para coleta de água de chuva ou para armazenar água potável. Fácil instalação
A partir de R$177,00
Economia na conta de água
Comprar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais