Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Ótimo para reconstrução da pele, também é um grande aliado contra diabetes e infertilidade

O trigo é a segunda maior cultura de cereais no mundo, perdendo apenas para o milho. O grão de trigo é dividido em três partes: a casca (pericarpo), que constitui de 14% a 18% do peso do grão; a semente (endosperma) que contém cerca de 80% a 83% e é a parte utilizada para produção da farinha de trigo; e o gérmen, que é o embrião de uma nova planta constituindo cerca de 2,5% a 3% do grão de trigo.

trigo-sarraceno
Trigo sarraceno: o que é e propriedades

Durante a moagem do grão para se obter a farinha de trigo, o gérmen é retirado devido ao teor de gordura que tornaria a farinha rançosa. Porém, esse resíduo não é desperdiçado. O gérmen é a parte mais rica em nutrientes, e por se deteriorar rapidamente após ser destacado do grão, a melhor maneira de aproveitar esses nutrientes é por meio da produção do óleo de gérmen de trigo.

A extração desse óleo vegetal ocorre por prensagem a frio, a fim de manter todos os nutrientes contidos no gérmen fresco. Após a prensagem, o gérmen é submetido a altas pressões, sem uso de calor ou solvente químico, obtendo-se o óleo. O produto é um pouco custoso, pois para produzir um quilo de óleo puro, são necessárias 20 toneladas de grãos de trigo.

óleos vegetais
Óleos Vegetais
Conheça os óleos vegetais e suas diversas possibilidades de uso e benefícios para o dia a dia.
A partir de R$32,00
Frete CO2 neutro
Comprar

Propriedades e aplicações

No entanto, os nutrientes presentes no óleo de gérmen de trigo são muito significativos. O óleo obtido contém grandes quantidades de vitamina E, K, potássio, sais minerais e gorduras insaturadas. Eles atuam como antioxidantes e, por esta razão, o óleo de gérmen de trigo é muito empregado na indústria cosmética em fórmulas de xampus, cremes hidratantes, condicionadores de cabelos, para fazer sabão e sabonetes e para outros usos.

Pele

O óleo de gérmem de trigo ajuda a melhorar significativamente a aparência da pele, revertendo danos causados por queimaduras ou pelo sol e servindo como um ótimo protetor solar natural para o corpo. Também evitam erupções e acnes e melhoram o aspecto visual da pele. E auxiliam no tratamento de psoríase, eczema e dermatite, tanto em adultos quanto em crianças, diminuindo as cicatrizes.

Para aplicar, basta passar um pouco de óleo de gérmen de trigo diretamente na pele danificada e esfregar. As propriedades antioxidantes e regenerativas irão ajudar na reconstrução da pele, além de prevenir contra rugas e flacidez. O óleo de gérmen também é muito útil para peles secas e rachadas. Por ser um ótimo hidratante, serve também para hidratar cutículas ásperas.

Cabelos

As propriedades do óleo de gérmen de trigo também podem ser aplicadas nos cabelos. O óleo ajuda a melhorar a aparência dos cabelos secos, elimina o frizz e fecha as cutículas de cabelos danificados. Mas a ação não para por aqui, o óleo de gérmen de trigo ajuda no crescimento capilar e previne quedas do mesmo. Para aplicá-lo, massageie o couro cabeludo com óleo, principalmente em locais onde há sinais de perda de cabelo, assim ativará a circulação sanguínea e, junto com os nutrientes contidos no óleo, auxiliará no crescimento dos cabelos e folículos saudáveis.

Pode ser aplicado puro ou misturado com xampus e cremes, mas para melhor atuação, utilize-o na forma pura, pois alguns produtos contém substâncias químicas que podem ser nocivas à saúde, como por exemplo os parabenos. Para comprar o óleo vegetal de gérmen de trigo puro e outros visite a Loja eCycle.

Massagem

Esse óleo também é muito usado como óleo de massagem, pois ajuda a ativar a circulação sanguínea, nutre a pele e relaxa o corpo, proporcionando uma sensação de bem-estar após a massagem.

É importante saber que o óleo de gérmen de trigo perde suas propriedades e qualidades em altas temperaturas. Dessa forma, mantenha sempre guardado em locais frescos e arejados.

Circulação sanguínea

O óleo de gérmen de trigo, se ingerido, pode trazer benefícios, como reduzir o açúcar no sangue (sendo um aliado contra diabetes), aumenta o oxigênio nas células, ativa circulação sanguínea, auxilia no tratamento de insônia e ajuda combater o estresse. No entanto, a principal indicação do óleo de gérmen de trigo é no tratamento de infertilidade. Nesse caso, o óleo de gérmen é geralmente vendido em forma de cápsulas e age beneficamente sobre os espermatozoides e óvulos, fornecendo nutrientes essenciais como vitamina E e zinco, que atuam na produção de hormônios sexuais, além de também prevenirem abortos e partos prematuros e regularem a menstruação. Mas vale consultar um médico para saber as doses ideais e para obter maiores informações.

Para consumo do óleo de gérmen de trigo, certifique-se de que ele é próprio para tal finalidade antes de ingeri-lo. E se você está procurando evitar o glúten fica atento. Apesar do gérmen de trigo em si não possuir glúten, ele pode se contaminar durante o processamento.

Descarte

Vale ressaltar também que o descarte indevido de óleos provoca sérios impactos ambientais, principalmente na questão de contaminação da água. Dessa forma, o descarte de óleos vegetais em ralos e pias é inadequado, pois pode causar diversos riscos ambientais e também entupimento nos encanamentos. Portanto, em caso de descarte, procure pelo local correto para esses produtos, coloque os resíduos de óleo em um recipiente plástico e leve a um ponto de descarte para que o óleo possa ser reciclado.

Você pode encontrar o ponto mais próximo para descartá-los.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais