Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça vários tipos de embalagens ecológicas e descubra opções para evitar os pacotes tradicionais

Embalagens ecológicas acompanham uma nova consciência ambiental crescente em todo o mundo. Com o aumento e a popularização das compras on-line, a quantidade de plástico, isopor, alumínio, papelão e outros tipos de matéria prima comuns na composição de embalagens tradicionais também aumenta. E tudo isso vai parar em lixões e aterros sanitários, prejudicando o meio ambiente e a vida selvagem.

Com bilhões de toneladas de lixo enchendo aterros sanitários de todo o mundo, as pessoas têm procurado cada vez mais opções de embalagens ecológicas para o que pretendem consumir, em vez das sacolas plásticas convencionais. Como resultado, a demanda por alternativas mais sustentáveis está crescendo, e as empresas estão tendo de repensar seus métodos de produção.

Apesar dos esforços iniciais da indústria brasileira para prevenir os impactos ambientais das embalagens, com a criação de produtos biodegradáveis ou recicláveis e a aplicação da logística reversa, um longo caminho ainda deve ser percorrido para reduzir os danos provocados pelo descarte desses materiais. E os consumidores, a ponta final da cadeia produtiva, são fundamentais nessa jornada.

Tipos de embalagens ecológicas

Embalagem feita de material reciclado

Esse tipo de embalagem ecológica é produzida a partir de material que já passou por um processo de reciclagem, como papel kraft, plástico reciclado ou papel texturizado.

Ao descartar esse tipo de pacote, é importante separá-lo novamente para a reciclagem, garantindo que ele siga um destino sustentável mais de uma vez.

O papelão, por exemplo, pode ser reciclado várias vezes; garrafas e frascos de vidro, por sua vez, são infinitamente recicláveis.

Embalagem biodegradável

Embalagens ecológicas de fibra de coco, fécula de mandioca, cogumelo e outras são exemplos de pacotes biodegradáveis, pois são feitas de materiais que se decompõem naturalmente na natureza.

O processo de biodegradação é feito por microrganismos como bactérias, algas e fungos, que convertem o material em biomassa, dióxido de carbono e água.

A vantagem da embalagem biodegradável eco-friendly é que ela permanece no meio ambiente por menos tempo, reduzindo os efeitos nocivos à vida selvagem.

Embalagem plantável

As embalagens plantáveis, conhecidas também como papel semente, são feitas a partir de papel reciclado e possuem sementes de plantas incorporadas ao material.

Após utilizada, a embalagem pode ser plantada no solo para que as sementes germinem.

Embalagens comestíveis

Sim, já existem embalagens que podem ser ingeridas junto com o alimento! O copo comestível da rede de fast-food KFC é um exemplo de embalagem comestível.

Embalagens reutilizáveis

São embalagens que podem ser reutilizadas várias vezes para diferentes fins, como sacos de pano, sacolas de papel e ecobags.

Opções de embalagens ecológicas

“Plástico-bolha” EcoEnclose

Esse material de embrulho é totalmente biodegradável e 100% reciclado (a partir de resíduos pós-industrial e pós-consumo).

Fita adesiva EcoEnclose

A fita adesiva é realmente muito útil e necessária, mas é um grande desperdício de plástico. Aqui temos três tipos de fitas ecológicas para você escolher:

Fita adesiva de celofane

Em vez de usar plástico, papel celofane é usado na fita com um adesivo de borracha natural. Além disso, ela é totalmente derivada de plantas;

Fita adesiva de papel

Recomendada para aplicações de alto volume, a fita é ativada em água. Possui uma grande força, podendo uma tira fazer o trabalho que três tiras plásticas fariam;

Fita adesiva de papel e borracha

Possui um suporte de papel e adesivo de borracha natural e é sensível à pressão. É fácil de rasgar, por isso é recomendado que seja apenas utilizada para selar pacotes de baixo volume.

Embalagens biodegradáveis da Papel Semente

A Papel Semente, com fábrica sediada no Rio de Janeiro, produz papéis semiartesanais com sementes na composição. Depois do uso, as embalagens ecológicas podem ser picadas e plantadas na terra. Algumas semanas mais tarde, as flores e hortaliças germinam do papel plantado.

A empresa já tornou possível a criação de papel semente de diversos tipos de flores e hortaliças. Na linha das flores, as mais pedidas são o cravo-francês, a papoula e a margarida-gigante. Também é possível escolher entre sementes de tomate-cereja, agrião, cenoura e outros.

Embalagem hidrossolúvel da Preserva Mundo

A embalagem da Preserva Mundo é biodegradável e hidrossolúvel (ou seja, ela desmancha ao ser mergulhada na água ou outros líquidos.

É produzida a partir de álcool polivinílico, um produto atóxico, e pode embalar qualquer tipo de produto que não seja alimentício. O descarte pode ser feito na compostagem ou no lixo orgânico.

Ecobags e sacolas de papel

As sacolas continuam sendo uma opção ecológica e acessível para embalar produtos, de presentes a itens de viagem. Se preferir a sacola de papel, você pode fazer a sua própria embalagem personalizada seguindo um passo a passo simples e divertido.

sacola de papel
Aprenda como fazer sacola de papel para presente

Já as ecobags são encontradas em vários modelos, cores e estilos, sendo sempre uma escolha fácil de agradar, prática e elegante.

Hangerpak: Cabide sustentável

Já que o assunto são embalagens sustentáveis, por que não melhorar a ideia agregando uma nova utilidade a ela? O designer Steve Haslip, de Nova York, criou um produto mais do que útil. Após servir como embalagem, o Hangerpak se transforma em um cabide.

E como é o consumidor quem dita as regras no mundo dos negócios – afinal, é ele que consome os produtos e serviços –, as empresas tiverem que lhes dar ouvidos. Dessa forma, assim como aconteceu a mudança no uso de canudos de plástico, a exigência dos consumidores fez com que várias empresas repensassem suas embalagens.

A partir de então, novas opções de embalagens sustentáveis começaram a ser desenvolvidas. Com isso, muitos estabelecimentos começaram a trocar as embalagens tradicionais por embalagens ecológicas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais