Como guardar verduras e legumes na geladeira

eCycle

Descubra como guardar verduras e legumes corretamente e prolongue a vida dos alimentos

como guardar verduras e legumes na geladeira
Imagem editada e redimensionada de Markus Spiske, está disponível no Unsplash

Saber como guardar verduras e legumes na geladeira é uma ótima forma de evitar o desperdício de alimentos. Entenda:

Higienizar

A higienização das verduras e os legumes é o primeiro passo a ser tomado antes de guardá-los. A maioria dos produtos viaja longas distâncias antes de chegar até você. Frutas e vegetais podem ser expostos a bactérias nocivas ou outros contaminantes ao longo do caminho. Isso vale para alimentos orgânicos e livres de pesticidas, além de produtos convencionais. Mesmo os alimentos com aparência e gosto satisfatórios podem estar contaminados.

Para evitar contaminantes prejudiciais, sempre lave os produtos antes de comê-los. Antes de aplicar qualquer agente de limpeza no alimento a ser descontaminado, é preciso retirar todos os fragmentos e restos de sujeira em água corrente. Dessa forma, a eficácia dos outros produtos limpantes será maior.

Após ter retirado todos os fragmentos de terra e sujeira, dissolva uma colher de bicarbonato de sódio em um litro de água e deixe as verduras nessa solução por cerca de 15 minutos. Em seguida, despeje a solução e lave novamente os alimentos em água corrente. Faça então uma solução de 1/4 de copo de limão, 1/4 de copo de vinagre branco e 1/4 de copo de água; borrife nos alimentos e deixe por cerca de cinco minutos antes de enxaguar novamente em água corrente. Para saber mais detalhes sobre esse tema, dê uma olhada no vídeo:



Frutas e vegetais devem ser armazenados de maneiras diferentes, incluindo três tipos de armazenamento:
  • Armazenamento frio e úmido
  • Armazenamento frio e seco
  • Armazenamento à temperatura ambiente e seco
Normalmente, a geladeira deve ser mantida em torno de 1°C. Os legumes são melhor armazenados nas gavetas localizadas na parte inferior da maioria dos refrigeradores. Os alimentos que têm a duração prolongada no armazenamento úmido e frio incluem:
  • Maçã
  • Brócolis
  • Cenoura
  • Alface
  • Berinjela
Os alimentos que têm a duração prolongada no armazenamento seco e frio incluem:
  • Alho
  • Cebola
Os alimentos que têm a duração prolongada no armazenamento seco e à temperatura ambiente incluem:
  • Pimentas
  • Abóbora
  • Abobrinha
  • Batatas
Por razões de segurança, você deve refrigerar ou congelar qualquer fruta ou vegetal que tenha sido lavado e cortado. Armazene os produtos lavados e cortados em um recipiente de vidro bem tampado para preservar o frescor e limitar o contato com o ar.

Sempre armazene frutas e legumes separadamente de carne crua e laticínios para evitar possível contaminação cruzada por bactérias.

Congelar

Quase todas as frutas e legumes podem ser armazenados no freezer. Congelar pode alterar a textura de muitas frutas e legumes, mas geralmente preserva o sabor, os nutrientes e os benefícios à saúde. É uma ótima maneira de armazenar frutas ou legumes da estação para uso no final do ano, especialmente se você planeja comê-las cozidas ou em smoothies.

É melhor congelar frutas e legumes em recipientes hermeticamente fechados e de vidro, para evitar a transferência de compostos nocivos como os bisfenóis (saiba mais sobre esse tema na matéria: "Conheça os tipos de bisfenol e seus riscos"). Evite congelar produtos que ainda não estejam maduros, pois eles podem não amadurecer corretamente. Verduras que você planeja comer cruas, como alface, não devem ser congeladas.

Armazenamento seco e à temperatura ambiente

Certos alimentos devem ficar fora da geladeira e do congelador. Em vez disso, eles devem ser armazenados em local fresco e seco. Esses incluem:
  • Tomate
  • Banana
  • Batata
  • Limão
  • Laranja

Os tomates em particular podem perder sabor e nutrientes aos serem resfriados. Eles também podem desenvolver uma textura indesejada. Frutas inteiras, de modo geral, não precisam ir para a geladeira. No entanto, a refrigeração diminui o processo de amadurecimento, o que pode fazer com que elas fiquem frescas por mais tempo. Depois de lavar e cortá-las, guarde-as sempre na geladeira ou no congelador. Bananas muito maduras, por exemplo, podem virar um sorvete. Saiba como na matéria: "Transforme bananas muito maduras em sorvete".

Quanto às verduras folhosas como manjericão, couve, espinafre , alho-poró e hortelã, uma forma de fazer com que demorem mais para estragar é colocar a parte dos talos em um copo com água ou armazená-los em saquinhos de algodão umedecidos dentro da geladeira.

como guardar verduras e legumes na geladeira
Imagem editada e redimensionada de Foodsm360, está disponível no Unsplash

Adaptado de Healthline

Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail