Uma ideia verde na cabeça...

...e uma câmera na mão: cinco filmes para expandir sua consciência

Meio ambiente e o cinema documentário nunca estiveram tão conectados. Nos últimos anos, filmes que apresentam o consumo consciente e a questão ambiental como temas centrais ganharam destaque. Na premiação do Oscar 2010, a tendência se confirmou. The Cove, filme de Louie Psihoyos, que retrata a matança de golfinhos em uma cidade japonesa, foi o vencedor da categoria documentários.

A equipe do eCycle apresenta um guia básico dos filmes mais representativos sobre os temas, lançados nos últimos anos:

Super Size Me – A Dieta do Palhaço (Super Size Me)
País: Estados Unidos
Ano: 2004
Diretor: Morgan Spurlock
Duração: 1h38
Resumo: seguindo o estilo performático de Michael Moore, o diretor Morgan Spurlock se propõe a passar um mês tendo uma alimentação baseada nos produtos da rede McDonald’s. De um jeito cômico e crítico, o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.

Food Inc.
País: Estados Unidos
Ano: 2008
Diretor: Robert Kenner
Duração: 1h34
Resumo: seguindo a mesma tendência de The Corporation, Food Inc., que ainda não tem data de estreia prevista no Brasil, mergulha no submundo da indústria alimentícia dos Estados Unidos. Mostra ao expectador como são tratados os animais que nasceram para o abate, além de dar destaque à utilização de hormônios para aumentar a produção de leite de vacas. O filme aponta que uma das soluções pode estar na produção em pequenas propriedades.

The Cove
País: Estados Unidos
Ano: 2009
Diretor: Louie Psihoyos
Duração: 1h32
Sinopse: premiado como melhor documentário no Oscar 2010, The Cove (ainda sem data para estreia no Brasil) gerou polêmica ao criticar a caça aos golfinhos numa pacata cidade japonesa chamada Taiji. Administradores do município ficaram revoltados com a premiação hollywoodiana, pois afirmam que a caça aos animais é uma tradição milenar.

Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth)
País: Estados Unidos
Ano: 2006
Diretor: Davis Guggenheim
Duração: 1h40
Resumo: o premiado filme traz o candidato derrotado à presidência dos Estados Unidos (em 2000) e defensor da causa ambiental, Al Gore, em diversas palestras onde explica os motivos que o levaram a tomar uma posição crítica frente ao consumo desenfreado, além de incentivar práticas alternativas, como o uso de materiais recicláveis.

A Corporação (The Corporation)
País: Canadá
Ano: 2004
Diretor: Jennifer Abbott e Mark Achbar
Duração: 2h25
Sinopse: sem querer inovar na questão técnica, The Corporation segue o rastro de reportagens investigativas que não vieram a público sobre grandes transnacionais que valorizam o consumo a qualquer custo. Até a qualidade final do produto ficava prejudicada por conta das ambições produtivas. Os diretores revelam o forte aparato judicial das corporações gigantes para que atitudes nem um pouco corretas possam continuar ocorrendo.


 

Comentários  

 
-1 #1 2012-10-06 14:35
Recomendaria Gasland, sobre a contaminação de massas subterrâneas de água por gás natural nos EUA, pelo uso da fratura hidráulica.

No IMDB:

h t t p : / / w w w .imdb.com/title/tt1558250/

Trailer:

h t t p : / / w w w .youtube.com/watch?v=dZe1AeH0Qz8
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail