Beyond Borders foi feito com base no relatório que previu uma onda de mais de 10 milhões de refugiados nos próximos 20 anos
O documentário Beyond Borders, um curta-metragem feito com base no relatório da Environmental Justice Foundation (EJF), mostra a relação entre conflitos e mudanças climáticas. Entrevistando militares e a equipe de segurança norte-americana, o relatório previu uma possível onda de mais de 10 milhões de refugiados nos próximos 20 anos.
Esse é um número bem maior do que o de refugiados da guerra civil na Síria nos últimos cinco anos – comparável talvez às cerca de 620 mil pessoas que fugiram do massacre étnico em Myanmar rumo a Bangladesh nos últimos quatro meses.
Um dos entrevistados do documentário, o general de brigada Stephen A. Cheney, disse que “se a Europa acha que tem um problema com a migração hoje, que espere vinte anos e veja o que vai acontecer quando a mudança do clima forçar as pessoas a deixarem a África, principalmente o Sahel”. Em 2007, o então secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, descreveu o conflito na região sudanesa de Darfur como “o primeiro conflito das mudanças climáticas no mundo”.
Confira o documentário.
Veja também:
- Número de refugiados ambientais pode aumentar devido à desertificação, afirma Unesco
- Campo de refugiados na Jordânia se torna o primeiro no mundo a funcionar com energia limpa
- Mudanças climáticas não poderão acabar com o planeta. Mas e quanto à nós?
- O que é gentrificação climática? Por que ela é prejudicial?