Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Beyond Borders foi feito com base no relatório que previu uma onda de mais de 10 milhões de refugiados nos próximos 20 anos

O documentário Beyond Borders, um curta-metragem feito com base no relatório da Environmental Justice Foundation (EJF), mostra a relação entre conflitos e mudanças climáticas. Entrevistando militares e a equipe de segurança norte-americana, o relatório previu uma possível onda de mais de 10 milhões de refugiados nos próximos 20 anos.

Esse é um número bem maior do que o de refugiados da guerra civil na Síria nos últimos cinco anos – comparável talvez às cerca de 620 mil pessoas que fugiram do massacre étnico em Myanmar rumo a Bangladesh nos últimos quatro meses.

Um dos entrevistados do documentário, o general de brigada Stephen A. Cheney, disse que “se a Europa acha que tem um problema com a migração hoje, que espere vinte anos e veja o que vai acontecer quando a mudança do clima forçar as pessoas a deixarem a África, principalmente o Sahel”. Em 2007, o então secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, descreveu o conflito na região sudanesa de Darfur como “o primeiro conflito das mudanças climáticas no mundo”.

Confira o documentário.


Veja também: