Como limpar e descartar a caixa de leite de forma correta?

Aprenda como reciclar suas caixas de leite e remover o cheiro desagradável delas de forma sustentável

Cortando caixa de leite

As caixas de leite (embalagens cartonadas de longa vida) chegaram ao Brasil no inicio dos anos 70. Entre as vantagens desse material para o armazenamento de alimentos, destacam-se a possibilidade conservação do alimento por um longo período de tempo, a economia da energia elétrica, pelo fato de as embalagens fechadas não precisarem de refrigeração, e a leveza do material (uma caixa de leite tem aproximadamente 28 gramas), facilitando a logística e o transporte do material.

Com essas vantagens, as caixinhas são amplamente usadas no mundo todo hoje em dia. No ano de 2013, foram utilizadas 175,5 bilhões de embalagens da Tetra Pak mundialmente. Desse total, apenas 24,5% foi reciclado.

A maior dificuldade envolvida na reciclagem das embalagens cartonadas se deve ao fato de ser um material composto, ou seja , a combinação de diversos materiais em várias camadas da embalagem dificulta o processo devido à necessidade de uma pré-separação dos seus componentes, que apresentam características físicas e químicas diferentes.

Camadas da Cortando caixa de leite

Uma caixa de leite tem em sua composição aproximadamente 75% de papel , 20% de plástico (polietileno de baixa densidade) e 5% de alumínio.

Mesmo assim, todos os componentes podem ser reciclados, processo que ocorre a partir da separação das fibras de papel com as camadas de plástico e alumínio. Essas fibras podem ser usadas para a fabricação de palmilha para sapatos, papel toalha, embalagens leves, papelão ondulado, caixa de ovos, papel branco e até retornar como embalagem cartonada novamente. O composto de plástico e alumínio também está sendo utilizado para produção de diversos objetos, a exemplo da produção de telhas, que são impermeáveis e resistentes à flexão.

Como reciclar?

Para o descarte de caixa de leite ser feito é necessário separá-las para a coleta seletiva, desde que elas estejam vazias. A limpeza desse material, mesmo não sendo um pré-requisito para sua reciclagem, ajuda a certificar que as embalagens estão vazias, evita o surgimento de odores desagradáveis, a contaminação de outros itens recicláveis que estejam no local e evita o surgimento de pestes como ratos e baratas. Esse processo também facilita a coleta e reciclagem dos materiais ou qualquer outra embalagem.

Contudo, esse processo de limpeza é muito difícil. Essa dificuldade em retirar o odor e os resquícios dos alimentos das embalagens faz com que seja gasta uma quantidade considerável de água, fato que se mostra pouco sensato devido à escassez desse recurso, podendo assim não ser uma atitude sustentável. Ao realizar a lavagem, água potável é desperdiçada além do despejo do esgoto gerado no sistema de coleta.

Lavar ou não lavar as caixas de leite?

Essa pergunta não tem uma resposta fácil. O processo de reciclagem desses materiais é realizado a partir do derretimento dos mesmos em altas temperaturas, assim, um pouco de leite ou suco contido na caixa não fará diferença nenhuma, pois o mesmo virará fumaça que será neutralizada no tratamento de efluentes gasosos do processo.

Porém, ao não realizar a lavagem, as vantagens apresentadas acima podem gerar odores indesejados, como o aparecimento de pestes e até a contaminação do material. Então a recomendação é lavá-las, porém, de forma sustentável. Abaixo, seguem algumas dicas para evitar esse desperdício e mesmo assim realizar a limpeza do material de forma sustentável:

  • Reutilize a água usada para lavar a louça ou da máquina de lavar roupas após seu uso;
  • Utilize uma esponja vegetal;
  • Abra a caixa com o auxílio de uma tesoura, afim de facilitar a limpeza e economizar água.
Caso não seja possível realizar a lavagem, tampe adequadamente o cesto de lixo e não deixe acumular os resíduos.

Os materiais presentes nas caixas de leite, se descartadas incorretamente, podem demorar muitos anos até serem decompostos naturalmente. Por se tratar de um material reciclável, sua reutilização diminui o consumo de matéria-prima, energia e água utilizada na fabricação de um material novo. Sendo assim, deve ser realizada sua destinação correta.

Pontos de reciclagem

Recicle suas embalagens longa vida nos pontos indicados em nosso site (há muitos por todas as partes do Brasil) ou doe para escolas infantis realizarem atividades com as crianças. Como já mencionado, recomenda-se a lavagem das embalagens antes disso, com água de reúso se possível, evitando-se assim o mau cheiro ou atração de pestes.


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail