Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Deixar sapatos para fora ajuda a reduzir a quantidade de poeira, sujeira e toxinas que invadem sua casa todos os dias

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Tirar os sapatos ao entrar em casa é um gesto comum em alguns países, como o Japão. Por lá, existe uma área especial na entrada das residências, chamada de genkan, onde os sapatos e tênis são colocados – geralmente com a parte frontal apontada para a rua. Dois motivos orientam essa prática oriental: o higiênico, já que os calçados carregam germes e bactérias vindos da rua, e o “espiritual”, pois tirando os sapatos seria possível se libertar de energias impuras que interferem na harmonia do lar, de acordo com a crença tradicional.

De acordo com a Agência Nacional de Proteção Ambiental dos EUA, os japoneses estão absolutamente certos, pelo menos com relação à questão da higiene. Uma simples caminhada na rua faz com que 96% dos calçados tenham contato com germes como vírus e bactérias, como a E. coli, que podem facilmente sobreviver durante o trajeto até a sua casa, colaborando com a proliferação de doenças e infecções. Uma simples ida a um banheiro público é o suficiente para que esses indesejáveis hóspedes peguem carona em nossos sapatos.

Além desses problemas, tirar os sapatos na porta de entrada também evita que resíduos de produtos químicos perigosos, como chumbo e mercúrio, contaminem sua casa, de acordo com a Agência de Controle Ambiental de Minnesota, também nos EUA.

Porém, segundo infectologistas, esse tipo de contaminação é bem pouco comum, já que raramente colocamos a mão no chão de nossas casas. Comer um pedaço de comida que caiu no chão, ter contato com alguém doente que mora com você, ingerir comida contaminada ou ser contaminado por seu animal de estimação são formas mais comuns de se ficar doente e com as quais muitas pessoas se preocupam menos que com os sapatos sujos pela casa.

Medidas de higiene básicas, como lavar as mãos com água e sabão, são a melhor forma de prevenção de doenças. As principais portas de entrada para os germes são boca, nariz e olhos. Estima-se que uma pessoa coloca a mão no rosto 16 vezes por hora e é bem possível que você coce o olho depois de ter segurado em algum objeto contaminado e sequer se deu conta. Assim, a menos que você tenha imunidade baixa, crianças em casa ou seja muito alérgico, não precisa se preocupar tanto em tirar os sapatos na porta de casa. Além disso, o contato com certos micro-organismos pode ajudar a fortalecer a imunidade.

Assim, se você precisa colocar as mãos no chão, lembre-se de lavá-las bem antes de colocar a mão no rosto. O mesmo vale para quando você estiver na rua – nesses casos o melhor é não mexer no rosto. Segure a vontade irresistível de coçar o nariz dentro do ônibus – sua mão provavelmente já passou por vários locais contaminados desde a última lavagem.

Deixe os calçados na porta

Por via das dúvidas – e considerando que quanto mais limpa sua casa, melhor – pode ser interessante tirar os sapatos antes de entrar. Além de usar um capacho de porta, que já retém boa parte da poeira da rua, deixe os sapatos na entrada da casa e peça a amigos e parentes que façam o mesmo. Se possível, faça o mesmo quando for visitar a residência alheia.

Com isso você já reduz uma boa parte da quantidade de poeira, sujeira e toxinas que contaminam o chão da sua residência. Para reduzir ainda mais os riscos, limpe seus calçados regularmente, de preferência com produtos sustentáveis, como o desinfetante caseiro. Você também pode apelar para uma mistura que nunca falha: água e sabão.

No caso de surtos ou pandemias, convém reforçar as medidas de higiene como um todo e isso inclui a limpeza de roupas, sapatos e outros objetos que vêm da rua. Use uma solução de 25 ml de água sanitária diluída em 1 litro de água comum para desinfetar seus sapatos e compras do mercado, por exemplo. Você pode molhar um pano com a mistura e esfregar a sola dos sapatos nele. Seja como for, nunca se esqueça de lavar as mãos com frequência.

 

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais