Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Amianto: uma ameaça para saúde!

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Antes de mais nada é bom que você fique sabendo: amianto é um material muito controverso e potencialmente perigoso!

Durante muito tempo o amianto foi utilizado sem restrições por possuir características muito interessantes para a construção, como resistência a altas temperaturas, boa qualidade isolante, flexibilidade, durabilidade, incombustibilidade, resistência ao ataque de ácidos, além de ser um material de baixo custo. Com o passar do tempo foi comprovada a periculosidade do mineral, reconhecido como cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Quando inaladas ou ingeridas, as fibras do pó do amianto estimulam mutações celulares dentro do organismo podem dar origem a tumores e a certos tipos de câncer de pulmão. A matéria-prima já foi proibida em mais de 50 países. No Brasil, seu uso ainda é permitido, mesmo com conhecimento do risco potencial. Segundo a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea), existem diversos casos de ex-trabalhadores da mineração da indústria que lida com tais materiais que adoeceram e até faleceram devido a doenças desenvolvidas pelo contato com amianto.

Dê preferência às telhas e caixas d’água que não possuam amianto em sua composição. Embora uma telha de amianto tenha uma durabilidade de aproximadamente 70 anos, esse tempo é mínimo se pensarmos no longo prazo. O meio ambiente não deve sofrer as conseqüências de um uso irresponsável que ocorre por 70 anos e ainda causa riscos permanentes aos humanos e animais. Infelizmente, as alternativas disponíveis estão associadas a matérias-primas que também trazem danos ao meio ambiente, como o petróleo, mas possuem menor impacto, pois podem ser recicladas e causam menos danos à saúde.

Descarte

O amianto é um material nocivo à saúde e ainda não há formas desenvolvidas para sua reutilização ou reciclagem. A descontaminação é muito difícil de ser feita devido ao alto custo e apenas em alguns casos é realizada, geralmente em indústrias.

A resolução 348 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), de 2004, determina que produtos que têm o amianto como matéria-prima não podem ser descartados em qualquer local. A recomendação é de que o amianto seja descartado juntamente com resíduos perigosos em aterros especializados. Para fazer o descarte de telhas de amianto corretamente, uma boa solução é consultar a administração regional ou a prefeitura de sua cidade.

Atenção, na hora de retirar a telha ou a caixa d’água é preciso tomar todo o cuidado e evitar a quebra do material e eventual contaminação pelas fibras do amianto.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais