Ryman Eco: a fonte que utiliza 33% menos tinta

Criadores usaram truque para fazer com que usuários não percebam que fonte é vazada

Ryman Eco

Rios de tinta são gastos em impressões mundo afora todos os dias. Empresas do setor investem em tecnologias para otimizar e economizar tinta da impressora. Mas um pequeno detalhe pode ajudar a diminuir esse desperdício: o modelo de fonte utilizado no arquivo a ser impresso.

A Ryman Eco é uma fonte que tem a sustentabilidade como uma de suas finalidades, mas sem deixar de lado a beleza e a funcionalidade. Trata-se de um modelo de fonte feito na Inglaterra por Dan Rhatigan, da Monotype, em colaboração com Grey London, e que utiliza uma média de 33% menos tinta do que as fontes convencionais. E, ao poupar tinta, o plástico dos cartuchos e das embalagens também é consumido de forma menos frequente.

O design ambientalmente amigável, no caso das fontes, geralmente proporciona uma degradação estética. Com essa problemática em mente, os criadores do modelo trabalharam duro para encontrar o equilíbrio entre a diminuição do gasto de tinta, a legibilidade e a beleza.

A Ryman Eco aparenta ser uma fonte totalmente preenchida, mas tem seu interior "vazado" (confira imagem ampliada no início da página). Para dar essa ilusão, Rhatigan e London estudaram diversas impressoras e perceberam que os excessos de tinta e de toner geralmente se perdem em pequenas partículas que deixam algumas partes do documento impresso mais "fortes". Os espaços dentro das letras da Ryman Eco "puxam" os excessos de tinta e de toner, dando a sensação de "fonte totalmente preenchida".

Ambientalistas e designers receberam a fonte com críticas positivas. Como os criadores desejam que a fonte seja bem utilizada e posteriormente melhorada por outros designers, ela pode ser baixada gratuitamente no site oficial do projeto. Confira o vídeo em que Rhatigan explica a criação da Ryman Eco (em inglês).


Veja também:


 

Comentários  

 
0 #1 2015-07-23 16:34
Sensacional! São idéias assim que fazem um produto diferenciado e bem antenado com o mercado.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail