Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Organização aproveita materiais jogados em rio para fazer criação

A ONG Everything You Buy is Rubbish (Tudo que você compra é lixo, em tradução livre) transforma resíduos encontrados nas margens do rio Tâmisa – o segundo maior do Reino Unido – em novos objetos capazes de simbolizar nosso desperdício desenfreado.

Recentemente, a organização confeccionou um sapato com 100% de lixo coletado do Tâmisa, desde o solado aos cadarços, que são de plásticos e materiais encontrados por lá. O objetivo é alertar para o consumo de um produto num contexto em que uma simples mudança na moda é capaz de torná-lo completamente inútil aos olhos do consumidor, que acaba por usá-lo apenas por alguns meses, embora seus materiais demorem séculos para sofrerem decomposição.

A concepção do sapato também foi uma forma de tentar conscientizar grandes marcas sobre os processos de produção altamente poluentes, que ainda formam o padrão na indústria.

O rio Tâmisa é um símbolo de como o crescimento econômico acelerado é capaz de matar a natureza, uma vez que, em meados da década de 1960, o rio foi declarado biologicamente morto por conter baixíssimos índices de oxigênio, o que não permitia mais a sobrevivência de espécies aquáticas.

Desde então, vem sendo feito um trabalho por parte do governo e prefeituras das cidades por onde o rio passa, que inclui leis que proíbem o uso do rio por parte de fábricas de despejas poluentes, além de uma série de outras medidas. Com isso, o rio renasceu, mas atualmente ainda são despejadas grandes quantidades de lixo em suas águas.

Confira o vídeo que mostra como o sapato foi criado:


Fonte: EcoD

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais