Designer da Letônia desenvolve produto sustentável que mistura pia com mictório

Além de poupar água, a “pia- mictório” ainda encoraja os homens a lavarem as mãos

Lavar as mãos é um ato de higiene pessoal que é ensinado a todos desde cedo. No entanto, esse assunto parece ser um problema para os homens, principalmente quando vão utilizar mictórios, em sanitários públicos.

Para ajudar os homens a superarem essa dificuldade, surgiu a Stand, uma pia com torneira acoplada a um mictório, o que diminui o desperdício de água e ainda encoraja os integrantes do sexo masculino a lavarem as mãos após fazerem xixi.

Com a inovação, após o usuário urinar, ele lava as mãos com ajuda da pia acima do mictório (há sensores, portanto, ele não necessita tocar a pia para fazer a água sair da torneira). A água que escorre da pia é reutilizada para limpar os resíduos de urina que estão no mictório. Desse modo, são economizados tempo, espaço e água. 

A inovação foi desenvolvida pelo designer letoniano Kaspars Jursons. Além da funcionalidade e dos aspectos de sustentabilidade, a Stand funciona como um lembrete da necessidade de lavar as mãos. De acordo com Jursons, o seu novo produto já poupou milhares de litros de água.

Os Stands estão sendo fabricados em uma pequena linha de produção e já foram vendidos para países como Noruega, Alemanha, Rússia, Polônia e Letônia por um preço de aproximadamente R$ 1330 por unidade. Mas como a linha de produção é pequena e, de acordo com o site oficial, a patente ainda está pendente, o produto não é tão fácil de ser encontrado, mesmo na Europa.

Confira o vídeo abaixo (em inglês) com mais detalhes sobre o produto:


Imagem: NPR

Veja também:
-
Com dupla função, torneira lava e seca as mãos na própria pia
-
Lava-roupas acoplada a vaso sanitário reutiliza água que seria desperdiçada
-
Ferramenta ajuda a evitar desperdício de água na hora do banho de banheira


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail