Mesa de escritório que vira cama é trunfo para evitar congestionamentos

Com materiais de baixo impacto ambiental, a designer inovou em sua criação e produziu algo multifuncional

A designer grega Athanasia Leivaditou, do Studio NL, criou a "1,6 SM of Life", uma mesa de escritório que se transforma em cama compacta. Com medidas de 2 m x 80 cm x 80 cm, o protótipo demorou cerca de um mês para ser conceituado e construído, e chega para mostrar que é possível combinar dois móveis em uma coisa só. Essas dimensões podem variar dependendo da preferência do comprador.

Sua inspiração veio enquanto Athanasia estudava e trabalhava em Nova York. Nesse período, ela percebeu que determinada parcela da população que trabalha na cidade concentra grande parte de seu tempo em espaços fechados, por exemplo, os escritórios.

Por isso, um dos objetivos da designer com essa criação foi solucionar o problema da falta de sono de quem tem uma agenda cheia de trabalho. Com a "mesa-cama", o usuário trabalha o quanto quiser e, quando sentir sono, leva um tempo mínimo para montar sua cama. Um bom desafio do projeto foi construir o objeto com matérias-primas simples, como a madeira (desde que certificada), visando o uso de materiais que causassem a menor pressão ambiental possível. A inspiração veio de Nova York, mas a produção foi feita na Grécia, em 2010. No protótipo, também está acoplada uma televisão de LED.

A "mesa-cama" também pode ser útil para evitar a hora do "rush" na volta do trabalho para casa. O inverso é válido, trabalhadores que fazem home office também podem se interessar pelo objeto na hora de uma soneca rápida. Veja abaixo como funciona:

Processo

Durante o dia, é uma mesa de escritório:

Para transformá-la em cama, é simples. A tampa da mesa desliza para frente:

Em seguida, basta empurrar para baixo a tábua frontal (que está na perpendicular com relação à parte que foi deslizada) e que já possui uma cama acoplada:

Para maior conforto, empurre a tábua lateral, que serve como descanso de cabeça:

Para saber mais sobre esse e outros projetos da equipe em que a designer participa, acesse o site oficial.

Veja também:
-Designer brasileiro usa objetos de plástico para criar luminárias sustentáveis
-Designer francês reutiliza materiais para criar produtos inusitados e inovadores


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail