Patagônia, uma loja de roupas diferente

Saiba mais sobre a loja que faz de tudo para seus clientes consumirem menos e é um sucesso

Vemos em todos os lugares o termo reciclagem de plástico e papéis, mas e quanto às roupas, será possível reciclá-las também? E será que essa é a melhor solução para poupar o planeta? Muita gente não sabe, mas a reciclagem é o último passo que devemos tomar com aquilo que consumimos. Ela é importantíssima, mas não é a única solução para o descarte daquilo que não queremos mais. O pontapé inicial está na redução do consumo. Cada roupa, alimento ou objeto que compramos deixou sua emissão de carbono no planeta. Por isso, se adquirirmos apenas o que realmente precisamos, fazemos a nossa parte por um planeta mais saudável. Esse é o conceito que a marca de roupas Patagônia quer passar para os seus clientes.

Não comprar nada além do que falta e usar a peça de roupa por vários anos é a principal ideia propagada. A marca desenvolveu a partir da reciclagem de roupas, peças duráveis que servem para uma vida toda. Reparos são ótimos para não deixar as roupas envelhecerem, por isso, a Patagônia trabalha com uma equipe de consertos formada pelos moradores da região e devolvem a roupa em 10 dias úteis. Os reparos de uso são cobrados com preços acessíveis e viáveis para o consumidor.

Nada que ainda seja possível de se usar deve ir para o lixo. Peças em bom estado devem permanecer em circulação. Doar as roupas é a solução para não desperdiçar algumas peças antigas e lojas de segunda mão também é uma boa opção para quem pretende esvaziar o armário e ganhar uns trocados. As lojas da Patagônia têm parceria com o site eBay e, no próprio website da empresa, podemos tanto vender quanto comprar roupas usadas. A empresa também doa parte dos seus estoques para instituições de caridade.

Na natureza não há desperdícios, tudo o que morre contribui para enriquecer o solo e alimentar novas espécies. A Patagônia usa esse princípio em sua produção. Se o consumidor não quiser mais uma roupa, ele pode entrar em contato com a loja e doar a peça para reciclagem. A empresa extrai as fibras do pano e confecciona novas peças. Desde 2005, a loja já arrecadou 45 toneladas de roupas usadas e reciclou 34 toneladas desse material. A loja Patagônia, apesar do nome, não é argentina e sim norte-americana. Sua política de redução, reúso, reparo e reciclagem é um novo horizonte para aqueles que acreditam em sustentabilidade num país que chega a produzir 11,9 toneladas de roupas e sapatos descartados incorretamente.

Curta a seguir o vídeo (em inglês), sobre como funciona o processo de reciclagem dos materiais reprocessados pela empresa:



A empresa agora faz entregas diretamente para o Brasil, embora infelizmente não haja informação sobre a neutralização das emissões associadas ao frete no site da empresa.

Confira a dica eCycle aqui.



 

Comentários  

 
+1 #1 2013-12-01 18:23
Olá, assisti na Globo News a matéria sobre a Patagonia e achei muito interessante a preocupação com a educação sustentável atrelada a redução do consumo excedente.
Nós, da Rádio Eldorado-SP, temos a mesma preocupação com a sustentabilidad e, tanto que irradia programas que visam a informar sobre o assunto, tais como Pintou Limpeza, Planeta Eldorado, entre outros. A Eldorado é a rádio da Sustentabilidad e.
Creio que, juntas, Patagonia e Eldorado, podem trazer aos consumidores ouvintes informações relevantes sobre o assunto. Sucesso!
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail