Descubra como substituir ovos em suas receitas

Ingredientes como batatas e ameixas amassadas realizam a mesma função que os ovos em receitas doces e salgadas

Ovos são essenciais em muitas receitas de doces e salgados. Mas, o que muitos não sabem é que há maneiras alternativas de substituí-los com ingredientes comuns em toda cozinha. Abaixo estão alguns substitutos para ovos em receitas:

  • 1 ovo: 2 colheres de sopa de amido de batata - eficiente para dar liga a massas;
  • 1 ovo: 1/4 de xícara de ameixa seca amassada;
  • 1 ovo: 1/4 de xícara de purê de maçã - bom para sobremesas;
  • 1 ovo: 1 banana amassada - também serve para substituir em sobremesas, mas dá uma textura grossa às receitas. Para deixar a textura mais fina, adicione 1/2 colher (chá) de fermento;
  • 1 ovo: 2 colheres (sopa) de água, 1 colher (sopa) azeite e 2 colheres (chá) de fermento;
  • 1 ovo: 1/4 de xícara de purê de batata - ótimo para dar liga;
  • 1 ovo: 1 colher (sopa) de semente de linhaça em pó misturada com 3 colheres (sopa) de água. Deixe os ingredientes em fogo baixo até ferver.
  • 1 clara de ovo: 1 colher (sopa) de ágar-ágar em pó dissolvida em 1 colher (sopa) de água. Bata a mistura, deixe resfriando na geladeira e depois bata de novo.

Ao escolher o substituto para os ovos fique atento sobre qual função ele irá exercer: dar liga à receita ou fazer a massa crescer. Outro fator importante é escolher ingredientes que combinem com o prato que você quer fazer. Por exemplo: não vai dar muito certo substituir um ovo por 1/4 de xícara de ameixa amassada quando a intenção é fazer um prato salgado.

O consumo sustentável também passa pela alimentação, não só na hora de comprar produtos que agridam menos ao meio ambiente em todos os sentidos possíveis, mas também consumir alimentos que façam bem para o organismo e sem desperdício.


Fonte: Bio Culinária


Veja também


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail